terça-feira, 28 de julho de 2009

Muito Além do Futebol... (2)

O jornalista e sociólogo Ronaldo Helal, brasileiro, passou dois anos na Argentina (2005 e 2006) para fazer sua tese de pós-doutorado, em que fala das relações Brasil-Argentina. Na sua tese, o sétimo capítulo chama-se "Paixões Nacionais" e vem a falar do futebol.

Quem quiser leia o artigo clicando no link acima, mas uma boa amostra dele se dá na entrevista concedida por Helal ao programa "Tá Na Área" do canal SporTV. Helal, a exemplo de José Trajano no nosso primeiro post, é um dos que tentam nadar contra a corrente.

(Aliás, cabe aqui lembrar que é justamente de Ronaldo Helal a frase citada por Trajano naquele vídeo: "O brasileiro ama odiar o argentino; o argentino odeia amar o brasileiro").

Mas o seu depoimento é muito mais surpreendente, pois ele confronta a realidade da visão que o povo brasileiro de fato tem contra/sobre os argentinos (basta ver as outras postagens do blog) com aquela que dizem que os argentinos têm acerca dos brasileiros.

Os fatos mais importantes a se destacar da entrevista e do sétimo capítulo da tese:

1) na Argentina, pesquisas apontavam torcida pela seleção brasileira na copa de 1994, por exemplo;

2) a jornalista argentina Eleonora Gosman (correspondente argentina no Brasil) surpreende-se ao ver/perceber que os brasileiros comemoraram a derrota argentina em 1998;

3) a mesma jornalista escreveria, durante a copa de 2006, que os seis gols argentinos contra a Sérvia foram recebidos na capital paulista com "um silêncio sepulcral". E acrescenta que várias vezes os argentinos residentes em São Paulo tiveram que suportar que "amigos e conhecidos brasileiros celebrassem, eufóricos, as derrotas argentinas".

4) os argentinos NÃO VÊEM os brasileiros como principais rivais (antes, vêm Inglaterra e Chile, rivalidades que transcendem o mundo futebolítico, e o Uruguai também está "acima" do Brasil, por toda a história da criação);

5) no capítulo 7 da tese de Helal, ele revela que editores do "Olé!" costumam receber e-mails ofensivos do Brasil; ao perguntar se o mesmo acontecia com o pessoal do "Lance!", a resposta foi negativa.

De minha parte, posso confirmar tanto a admiração dos argentinos pelo futebol do Brasil quanto a torcida contrária por parte de brasileiros. Sobre a admiração argentina, tenho, em meu canal no YouTube uma mensagem recebida por um argentino quando lá postei um vídeo de Ayrton Senna:

Puchuchulis (2 anos atrás)
it's funny 'cause I like brazilian football :P ,
the "jogo bonito" (with ronaldo,ronaldinho,kaká)and all that stuff, they make me enjoy football

Quanto à comemoração, tenho gravado na retina um momento que me fez perceber muitas coisas e que, de alguma maneira, foi determinante para a existência desse blog: dia 12 de junho de 2002, por volta das 5h15. A Argentina empata por 1 a 1 com a Suécia, e está eliminada da copa do mundo.

Era madrugada, a seleção do Brasil só jogaria no dia seguinte, mas tinha gente soltando foguete...

5 comentários:

  1. vai pra Argentina então! esse jornalistazinho aí deve ser mais um vendido igual você!

    ResponderExcluir
  2. Chile e Inglaterra maiores rivais deles do que o brasil? você só pode estar de brincadeira...

    ResponderExcluir
  3. Me asustan con la violencia de los brasileños. Prefieren en ellos jugar rocas, y así como él dicen el blog en el comienzo, van más allá de fútbol, el fútbol son solamente el pra de la máscara la ignorancia, el racismo y la carencia del respecto de amarillos. Todavía mana que la gente existe principalmente como ustedes, eso que ella admira y ella respeta a nuestro fútbol, pero a nuestra gente, nuestra cultura, nuestros valores, nuestra raza. Ni todo se pierde en la gente brasileña, todavía existe gente maravillosa.

    ResponderExcluir
  4. O Gomes mostra bem o que é o "povinho"

    Amigos, torceram pra Portugal na Copa! (Portugal nos roubou! Acabou com as nossas riquezas)

    E torcem contra a Argentina? Não entendo, ou entendo sim...só o Brasil quer ser inimigo, porque pra eles somos os terceiros na rivalidade, hahahahahahaha, Brasí patético!

    ResponderExcluir
  5. ¡Adoro este blog, nuestro lado es más bonito iguales, y Diego óptimo!

    ResponderExcluir