sábado, 25 de julho de 2009

Isso é Jornalismo?


Quem for assinante da Folha pode ler clicando aqui, mas reproduzo o trecho mais notável da coluna de José Simão na última terça-feira, dia 21 de julho de 2009:

"Pior é na Argentina. Argentino espirra ao contrário? 'Na Argentina, suínos foram contaminados por humanos.' Beijaram o porco na boca! Eu falei pra eles não beijarem porco na boca! Mas tudo bem, argentino já é espirito de porco por natureza!"

Tudo bem. O material é de humor, ok. Não é uma "notícia", é opinião, ok. Mas o problema não é esse.

O problema é, mais uma vez, a ideia que ele transmite. Quantos não riram ao ler isso, ou ao ouvir na rádio? A isso chama-se preconceito, meus amigos.

"Ah, eu achei apenas engraçado, não acho que os argentinos sejam isso ou aquilo", dizem. E quando ouvimos aquelas piadinhas sobre negros que Chico Buarque comenta no vídeo do post anterior? Muitos se irritam por considerarem-nas racistas.

E se for sobre argentinos, pode?

2 comentários:

  1. Essa eu concordo com vocês, pegaram pesado mesmo, mas é importante saber que o josé Simão não representa a opinião do Brasil! e digo isso não só por ser jornalismo (?) de humor mas porque quando uma matéria é assinada, pertence somente ao autor, de modo que o ponto de vista é só dele!

    ResponderExcluir
  2. Humor ou não, é xenofobia! Verdade Claudio, porém ele é extremamente conceituado, e uma opinião dessas será sempre relevante.

    Racista Simão.

    Enquanto ele fala merda, os cientistas argentinos procuram cura pra gripe suína, e os brasileiros tiram sarro.

    ResponderExcluir