sábado, 15 de agosto de 2009

Muito Além do Futebol... (4)


Se Pelé foi ou não melhor que Maradona, é uma questão pura e simples de opinião: além do fato de ambos terem jogado em épocas diferentes (quando Maradona nasceu, Pelé já era campeão mundial com a seleção brasileira), jogaram em times completamente diferentes - e aí não há problema nenhum em dizer que as seleções brasileiras de 58 e 70, por exemplo, foram superiores, tecnicamente, aos times argentinos de 86 e 90, para focar nas Copas em que tanto Diego quanto Pelé jogaram as finais - e, principalmente, suas posições em campo eram diferentes, por mais que ambos vestissem a camisa 10: enquanto "D10S" foi meia-armador, o "Rei" era segundo atacante.

Feita a introdução, chegamos ao ponto chave: o desprezo dos brasileiros por Maradona, que em última instância reflete o asco que este têm pelos argentinos, de modo geral. Um exemplo interessante pôde ser dado quando, em abril deste ano, o piloto Felipe Massa fez uma comparação entre Senna e Schumacher com Maradona e Pelé, dizendo que o alemão está para a F-1 assim como o jogador brasileiro para o futebol e, consequentemente, o piloto brasileiro seria o jogador argentino. Em fóruns de internet, houve revolta absoluta dizendo que Massa "não podia ter falado uma besteira dessas" e muitos chegaram a dizer que Felipe "ofendeu a memória de Senna".

Felizmente, não são todos os brasileiros que nutrem a mesma opinião e, ainda que possam considerar Pelé superior a Maradona nos campos, não deixam de admirar as virtudes do argentino, que certamente foi um dos melhores jogadores já surgidos em qualquer época e um personagem emblemático que alcançou a posição de ídolo não somente na Argentina, mas em vários países do mundo, especialmente na Itália, onde foi escolhido o "jogador do século" em eleição da FIFA em seu site oficial (!). No entanto, conforme o jornalista José Guillermo Culleton nos mostra em um trabalho publicado na Revista Científica da Unisul, a imprensa brasileira insiste em rebaixar Maradona, de modo ofensivo, muitas vezes.


Quem se interessar, poderá ler o material elaborado por Culleton clicando no link acima. Na matéria - que não sei se é monografia ou alguma tese de especialização ou ainda um trabalho acadêmico de graduação - o leitor irá encontrar uma análise de duas reportagens distintas de dois jornais distintos: o "Clarín", da Argentina, e o "Diário Catarinense", do Brasil. As matérias foram publicadas no mesmo dia - 21 de abril de 2004 -, quando Maradona havia sido internado numa clínica argentina para tratamento de desintoxicação.
Transcrevo aqui dois trechos do trabalho de Culleton que denotam perfeitamente o que temos tentado mostrar nesse blog: "A objetividade da imprensa nos dois países fica comprometida no Caso Maradona (...): na Argentina, admiração e idolatria; no Brasil, desprezo e preconceito". [página 3]. "Cada um dos textos ressaltou o que mais interessava a seu público. A matéria do Diário Catarinense destacou a decadência do ex-jogador, causada pelo uso de drogas. Salientando esse aspecto, identifica-se com o sentimento dos seus leitores". [página 7]

4 comentários:

  1. achei esse link no twitter... o texto do cara até que tá bom, mas é muito enviesado, e acho que, ao contrário do que o autor do blog diz, não tem nada a ver o deprezo por Maradona com preconceito, nem com racismo ou xenofobia. Maradona foi um drogado sem vergonha, por mais que jogasse bem. Aliás, dopado...

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, e no meu gosto por futebol Maradona e Cruyff foram melhores que Pelé. Sou torcedor do Santos F.C., que fique claro.

    Sobre os "dois lados da moeda", Culleton:

    "Enquanto o primeiro ‘enterra’ o ex-jogador, o segundo, o ‘ressuscita’. Em plena sintonia com seu leitores."

    Precisa dizer mais?

    E, o Brasil ainda vai pagar caro por tanta maldade.

    ResponderExcluir
  3. Xenofobia pura! Maradona melhor de todos os tempos, os brasileiros estão aí agora, tendo de engolir Diego fazendo um belo trabalho como treinador da seleção Argentina, vão engolir dia 5 também, tenho certeza. O Pelé que pode ser usado como exemplo? Certo? UNICEF? Ministério dos Esportes? Edinho? Paternidade da filha? 500 casamentos? Minino? Lobby?

    ResponderExcluir
  4. Maradona perpetuo en nuestros corazones, Messi mejor del mundo.

    ResponderExcluir