domingo, 9 de agosto de 2009

Isso é Jornalismo! (2)

O texto a seguir pode ser lido na revista Super Interessante.
______________

Brasil 0 x 1 Argentina
Por Eduardo Szklarz*

É difícil de acreditar, mas enquanto esculhambamos os argentinos, eles têm enorme carinho por nós

É a cena brasileira por excelência. No bar, na casa de amigos, tanto faz. Basta eu dizer que estou morando na Argentina para que todos lancem um olhar surpreso, misto de escárnio e piedade: "Argentina? Mas que diabos você está fazendo lá com aquelesinsuportáveis?" Já escutei de tudo. Que os argentinos são os europeus que não deram certo, que são um bando de arrogantes, que nos chamam de "macaquitos" e por aí vai. A maioria diz isso sem nunca ter conhecido um legítimo exemplar dessa espécie controvertida. Não importa. Ser brasileiro requer o cumprimento de apenas três dogmas: gostar de feijão, acreditar piamente que Pelé é melhor do que Maradona e ter birra de argentino.

Intrigado com a polêmica, parti para uma pesquisa de campo. Queria investigar o que existe debaixo daqueles (montes de) cabelos. Nesses dois anos em solo inimigo falei com gente de todo tipo: taxistas, médicos, padeiros, artistas, estudantes, garçons... e confirmei minha hipótese. Parece difícil de acreditar, mas enquanto esculhambamos os argentinos, eles têm enorme carinho por nós. Não é mera impressão minha. A simpatia pelo Brasil está nas televisões, escolas, centros culturais.

Quando sai comigo à noite, um amigo que morou no Brasil só fala em português e se finge de brasileiro para ser bem tratado - inclusive pelas mulheres. As ruas estão cheias de bandeiras brasileiras e a moda aqui é usar sandália havaiana. Seja sincero: você sairia por aí usando chinelo com bandeira da Argentina? Seria cômodo dizer que essas diferenças refletem as contradições entre o tropicalismo e o europeísmo. Ou que é tudo fruto de nossos desencontros lingüísticos e históricos. Mas me permitam ir direto ao ponto: os brasileiros pararam no tempo. Insuflado por locutores e comentaristas esportivos, o antiargentinismo extrapolou o mundo do futebol e talvez seja hoje o único caso de unilateralismo brasileiro. É produto de um Brasil tacanho, preconceituoso. No fundo, dizer "odeio argentinos" não é (nada) menos discriminatório que dizer "odeio negros", "odeio judeus" (ou "odeio homossexuais"). Quem persegue boleiros argentinos simplesmente por serem argentinos não pode reclamar quando espanhóis xingam Roberto Carlos não por suas qualidades como jogador, mas pela origem mulata.

Sempre seremos rivais no futebol, mas não precisamos limitar nossa relação à velha briga futebolística. Os argentinos, mais inteligentes, já se deram conta disso. Eles cantam as músicas dos Paralamas do Sucesso, jogam capoeira, viajam pelo Brasil e estão aprendendo o português. As rádios dedicam programas à nossa música. Charly García, o cantor mais popular do país na atualidade, conclama os argentinos a levantar o astral e se espelhar em nós, lembrando que "la alegría no es sólo brasilera" na música "Yo no quiero volverme tan loco". Os brasileiros mal sabem citar uma banda argentina, mas adoram ficar exaltando a esperteza do samba ante a melancolia do tango - mesmo sem nunca ter ouvido falar nas chatinhas mas festeiras "cumbia" e "chacarera" (nota do blog: a primeira ficou um pouco conhecida por ser a "dancinha ridícula" do jogador Tevez, em sua passagem pelo Corinthians). Como todo país de dimensões continentais, é natural que o Brasil seja autocentrado. Mas mesmo os Estados Unidos - mais extensos - são mais permeáveis à cultura mexicana do que nós em relação à dos nossos vizinhos. O brasileiro comporta-se igual a um caipira americano, daqueles que acham que a capital do Brasil é, ironicamente, Buenos Aires.

O erro está em concebermos sociedades estáticas. Durante um tempo, a Argentina parecia de fato um pedaço da Europa por estas bandas pobres. No início do século 20, entraram quase 300 imigrantes europeus para cada mil habitantes, o triplo da média americana. Os salários no país superavam os da Inglaterra. E a Argentina chegou a ser a terceira maior economia do mundo. Talvez venha daí a conclamada arrogância que gerou antipatia no resto do continente. Mas se existe algo positivo nas crises econômicas que os argentinos têm vivido é a maior consciência de serem latino-americanos - até porque os imigrantes de hoje vêm da Bolívia, Peru e Paraguai.

A rivalidade Brasil x Argentina pode até existir entre alguns líderes políticos e militares, mas não entre os povos. Porque rivalidade, segundo o dicionário, significa competição, oposição, luta. E não há nada disso do outro lado da fronteira. Somos nós que estamos tentando provar que o ditado "se um não quer, dois não brigam" está errado. Estamos empenhados em arranjar confusão com um povo que só quer se divertir conosco.

*É jornalista, tem 31 anos e cursa mestrado em relações internacionais na Universidade Torcuato Di Tella, em Buenos Aires

3 comentários:

  1. O que existe mesmo é xenofobia. Nesse ponto o Brasil é ridículo.

    ResponderExcluir
  2. Exactamente elogiando, el título es tendencioso. El contento dice ya todo. Por lo menos todavía la gente existe quién creó la lucha para el final de este odio por los brasileños, debido a nuestra parte solamente que ella existe la admiración y el respecto, la reciprocidad es cuáles siempre son esperamos.

    Grande abrazo el equipo del blog, que ella hace un trabajo maravilloso.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é inventado, ou o cara não é brasileiro coisa nenhuma!

    ResponderExcluir