quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Isso é Jornalismo? (4)

Próximos de mais um episódio do maior clássico do futebol mundial, relembramos aqui uma das partidas mais controversas da história do confronto: Copa América de 1995.

A Argentina, que defendia um bicampeonato (vencera em 1991 e 1993) no torneio sul-americano, enfrentava a seleção brasileira que havia conquistado a Copa do Mundo no ano anterior.

A partida terminou 2 a 2 e, como era fase eliminatória, foi decidida nos pênaltis, com vitória brasileira. Acontece, porém, que até o final da etapa complementar o time argentino vencia por 2 a 1 quando Túlio dominou uma bola com o braço e, diante dos adversários atônitos, fez o gol.

Segundo pode-se ver nos gestos do próprio, o juiz afirma que a bola foi dominada no peito. Inacreditável (Luís Fernando Veríssimo, brilhante escritor gaúcho, no dia seguinte cunhou: "Contra a Argentina, gol de mão é peito").

Porém, ainda pior que a ineficiência do árbitro, é a matéria da Rede Globo que, além de chamar os argentinos de "violentos" de modo claro e direto a partir de um choque comum de jogo - com a tradicional "cena" -, comemora e elogia o "jeitinho brasileiro".


Como disse o repórter, também da Globo (!), no post "Isso é Jornalismo? (2)", "contra a Argentina vale tudo!".

Um comentário:

  1. Brasil ladrão, é o Schumacher do futebol...

    "Eles também tem futebol", ah é, arrogantes!

    Nós temos duas olimpíadas, também.

    ResponderExcluir