quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Muito Além do Futebol... (11)


Dia desses foi aniversário do blogueiro, e ele ganhou um presente de um amigo: o livro "Las Mejores Piadas de Argentinos" (imagem ao lado). "O livro é brasileiro e fala sobre argentinos, mas o presente é de grego", disse ao remetente em tom de brincadeira.

As piadas contidas no livro não pendem para o baixo calão. Na verdade, são piadas tão fúteis que chegam a ser "infantis", como se diz. Todas giram em torno do mesmo tema: os argentinos são prepotentes, arrogantes, "se acham", etc. Outras, porém, têm um tom um pouco mais agressivo, afirmando que "argentino tem de ser exterminado" ou coisas do tipo.

Ao comentar sobre o presente com colegas, muitos não gostaram, justamente por saber que o blogueiro pertence àquela gama dos 0,01% de brasileiros que gostam da Argentina e seu povo.

Mas, diante da indagação "será que lá tem livro sobre brasileiros?...", muitos responderam que sim, não porque corroborem com a imagem criada sobre os argentinos, mas por simplesmente considerar essa rivalidade comum.

O convite feito pelo autor do livro, Paulo Tadeu, na contracapa do material diz o seguinte: "Eles têm fama de se acharem o máximo. Eles são os argentinos. Para homenagear os hermanos, este livro veio em boa hora. Ria deles, antes que eles riam da gente". Provavelmente, Tadeu quis apimentar a rivalidade, dando a ideia de que "lá", "eles" também têm um livro ou algo semelhante.

No entanto, dando uma pesquisada na internet, o Hermanos&Brazucas descobriu que não, não existem livros argentinos que compilem piadas sobre brasileiros. Segundo a matéria da Gazeta Digital, "ainda não se tem notícia de um livro argentino com piadas de brasileiros, então, no placar dos livros a partida está 1 x 0 para o Brasil".

Eu diria que está 1 x 0 para o Brasil no placar do desrespeito.

Um comentário:

  1. 1x0 para o racismo, para a xenofobia, para a falta de respeito.

    Esse é o povo brasileiro.

    ResponderExcluir