quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Muito Além do Futebol... (12)

Não é utopia almejar que um dia os seguidores de uma causa limitem-se apenas a ela, e não preocupem-se com a que caminha ao lado, uma vez que o bom senso sucumbiu há algum tempo. Atualmente, tão (ou mais) importante quanto a vontade de limitar-se a apoiar apenas a camisa de interesse próprio é “secar” o arqui–rival da equipe de preferência. Do ponto de vista da rivalidade, isso sempre existiu em todos os lugares, mas o que vamos abordar vai muito além...

Entre clubes, a torcida contra o adversário indireto fica patente. Poderia ser normal, se as seleções de futebol não assumissem as cores da bandeira nacional, se os hinos nacionais dos países não fossem executados antes das partidas, se as seleções não levassem os nomes das respectivas Pátrias... Evidentemente, clubes têm caráter menos abrangentes que seleções nacionais e, a partir disso, têm menos compromissos com posturas em termos de rivalidade, afinal não cabe a eles nem metade do papel principal que as seleções assumem.

Seleções mexem com os brios das nações. A postura de um torcedor de clube não exige tantos cuidados como a de um torcedor de uma seleção (de um país), haja vista de que entra o patriotismo. É aceitável o desejo pela vitória, mas é inaceitável que esse objetivo atinja o racismo e enterre o espírito de luta e de competição. A própria vitória aparece em segundo plano ou divide espaço com a xenofobia em nome da rivalidade, prova definitiva de que os interesses ultrapassam o patriotismo, a nacionalidade ou o triunfo esportivo.

Dessa forma tem se comportado a torcida brasileira em relação a seleção argentina: em termos futebolísticos, o fracasso do esquadrão albiceleste é quase tão satisfatório como uma vitória do time canarinho. Se não fosse tão preocupante e ridículo, seria cômico. A última tacada em prol da xenofobia, e da alegria em ver os hermanos numa fase (ruim?) diferente do costume nas eliminatórias para a copa (pois a Argentina é que geralmente se classifica com antecipação, e o Brasil nas últimas rodadas), é uma campanha lançada na internet.

Uma classificação do país para a copa deveria ser motivo de orgulho, mas para (a maioria d)os brasileiros isso não é suficiente, o “alvo de sempre” tem que ser atingido, e muitos estão se empenhando duramente para isso.

A campanha "Si Se Puede! – O Sonho Continua Vivo!", que faz torcida para ver a Argentina fora da copa 2010, está fazendo grande sucesso: ela trata escancaradamente de torcer para que a seleção argentina não se classifique para o mundial da África do Sul. De maneira irresponsável, mente ter apoio de Chile, Uruguai, Colômbia e Espanha, sendo que nenhum desses países se prestou ao papel e, mais do que isso, citam em suas matérias jornalísticas o fato de que "Os brasileiros fazem campanha para ter a Argentina fora da Copa".

"O sonho já se provou possível. Agora é fechar a tampa do caixão", dizem eles. Vale até torcer para o eterno carrasco (e rival) de 1950, Uruguai, só pelo prazer do fracasso vizinho. Vale reforçar a xenofobia contra os portenhos, fazendo uma lista de pretensos “10 motivos para ver os hermanos fora do mundial”.

A campanha no referido blog tenta amenizar a situação deixando uma note de rodapé: *Importante: Devemos ressaltar que esta campanha é fruto do bom humor e da disputa saudável dentro das quatro linhas. O blog 'OsGeraldinos' respeita o povo argentino, assim como repudia toda e qualquer forma de preconceito. Vamos à luta em campo!

Ah, sim...

1 – Mostrar ao Maradona que não só os brasileiros são melhores, como os uruguaios, equatorianos, chilenos e paraguaios também.
2 - Evitar que os hermanos passem mais uma vergonha ao voltarem mais cedo de uma Copa pela 6ª vez seguida.
3 - Passar 4 anos seguidos zombando os hermanos, deixando bem claro que 5 é maior e não igual a 2.
4 - Dar verdadeiro sentido às dores do tango.
5 - Entender que nem sempre “la mano de dios” funciona.
6 - Mostrar que até o Dunga é melhor que o Maradona.
7 - Depois de perder por 6 a 1 para Bolívia já devia ter sido eliminada sem mais motivos.
8 - Mostrar que a Argentina é, definitivamente, o país do hoquéi na grama feminino.
9 – Aumentar o turismo em Florianópolis e Búzios nos meses de junho e julho de 2010.
10 – São argentinos, precisa de outra razão?
//
Onde estão, pois, futebol e rivalidade "dentro das quatro linhas"?

Um comentário:

  1. O povo brasileiro vive de falsas expectativas. A Argentina fora da Copa é uma delas, ter políticos descentes é outra...

    ResponderExcluir