domingo, 22 de novembro de 2009

Raça X Nacionalidade (10)


O texto a seguir pode ser encontrado no blog de Daniel Cantera. Cantera é argentino, tem 50 anos, e reside no Brasil há mais de 30. Seu blog fala essencialmente de poker --como pode-se ver na descrição do seu perfil, já ganhou alguns títulos importantes--, mas também se permite fazer comentários sobre coisas que representem parte de sua vida.

No dia 6 de agosto de 2007, ele (que também é conhecido como Tevez) escreveu esse post no intuito de desabafar. Como pode-se perceber através do comentário de um dos leitores (brasileiro), o que aconteceu foi que algum outro jogador (brasileiro), entre irritado e preconceituoso, ofendeu Cantera relacionando termos negativos à sua nacionalidade.

Em meio ao seu texto, Cantera cita o magnífico poema "No me llames extranjero", de Rafael Amor (argentino), que aqui iremos substituir pelo vídeo do Youtube.

____________________________________________________________

Eu posso ser mau jogador de Poker; se você me odiar por isso, vou tentar aprender para não receber seu ódio, juro.

Eu posso ser desajeitado; se você me odiar por isso, vou tentar ser ajeitado, para não escutar "Odeio desajeitados"... Juro.

Eu sou Argentino; se você me odiar por isso, vou ter que me aguentar. Não posso mudar isso. Não tenho como parar de escutar ou ler "Odeio argentinos". Então vai escutar muitas "m...", irmão.

[Tenho] 48 anos dos quais 30 aqui. Não tenho mais saco pra pedir desculpas por ter nascido longe.


Até quando quando a xenofobia barata do futebol e do resto vai produzir idiotas que dizem "Odeio Argentinos"?

Por acaso me conheces? Eu te fiz algum mal? Se for outro argentino não desconta comigo (...) resolve teu problema... Hoje é um argentino, e amanhã? raça negra? nordestino?

Imbecis os que assim pensam (...) tomara que aprendas algo, e não "vires macho" quando tomas esporro ou te respondem como mereces.

Não pretendo pisar mais em locais onde eu tenha que escutar "Odeio argentinos"; não sou de ficar quieto; posso falar e fazer "m...", e não preciso disso.

Um comentário: