terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Isso é Jornalismo! (14)


Procurando na internet, encontramos essa matéria da BBC, publicada em 28 de agosto de 2007: "Brasileiros são 'estrangeiros preferidos' de estudantes argentinos".

O título, por si só, dispensa quaisquer comentários.

Trata-se de uma pesquisa realizada por Ana Lia Kornblit e Dan Adaszko, sociólogos argentinos. De acordo com o material, que ouviu 5 mil jovens, os brasileiros são o grupo estrangeiro que tem o maior grau de aceitação (52%) e o menor de rejeição (30%), só confirmando o que nosso blog tem mostrado ao longo desses seis meses de existência.

O principal motivo apontado pelos estudantes argentinos (oriundos de 85 escolas públicas de várias províncias) foi a visão de "alegria" do Brasil, além das paisagens naturais. No entanto, mazelas foram apontadas, como a taxa de desaprovação a grupos de ciganos e judeus. Ainda, o estudo mostra que, conforme o grau de instrução paterna aumenta, o preconceito diminui.

Justamente por expôr esses problemas, o trabalho dos sociólogos recebeu o "Prêmio Íbero-Americano de Ciências Sociais", conferido pela Universidade Nacional Autônoma, do México, e também foi premiado pelo Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (INADI), da Argentina.

A pergunta que fica no ar: por que esse tipo de pesquisa não é divulgada no Brasil?

3 comentários:

  1. essa é a diferença...

    ResponderExcluir
  2. Que boa pesquisa!! Dados interessantes que sirvem para demonstrar que os sonhos de nossos blogs podem ser realidade!!
    Grande abraço!!
    Sebastián

    ResponderExcluir