segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Muito Além do Futebol... (19)


Diversas vezes questionamos os ataques ao país vizinho; alguns deles tomam proporções descaradas e até mesmo bizarras, beirando a concorrência com Ari Toledo/Chico Anysio. O site do Globo Esporte selecionou um “sacerdote” e uma “cartomante” (?) para “refletir”, “analisar” e “prever” o que está para acontecer no mundial da África do Sul.

Este que vos bloga se deu o trabalho de destacar alguns pontos cruciais das magníficas previsões de Cinara Mattos – a mesma que afirmou que o Coritiba não seria rebaixado no campeonato brasileiro de 2005, e que não seria campeão paranaense em 2008 – e Ubirajara Pinheiro sobre as principais seleções. Os dois mostram muito despreparo, impossibilitando verificar um critério entre ambos que não seja o ufanismo abundante.

Sobre a África do Sul, Cinara afirma: “A maior parte da torcida Sul-Africana será para o Brasil, eles sabem que não tem chance alguma. (...) Vão jogar bonito, até o meio da Copa”. Já Bira diz: “Não sei bem o que é classificação, o que é o primeiro, o quinto, mas a África não está entre esses

Quando o assunto é Brasil Bira conclui que “[o país] está em alta em tudo hoje, internamente, externamente. (...) Em qualquer coisa que o Brasil lidere no esporte, está lá entre os campeãos. [sic] 90% de chances do Brasil trazer o título pra gente.

Cinara segue outro raciocínio, mas chega ao mesmo resultado: “Vamos começar mal, vamos caminhando e chegando bem! Assim, tipo, a primeira fase a gente estará meio que, mal. (...) É o primeiro país que tem chance na Copa do mundo, é sempre assim, sempre o país primeiro nas cartas, o Brasil!"

Após eliminarem do caminho brasileiro a favoritíssima seleção espanhola, fuzilaram a Argentina, e até citaram um “homem” (ex-camisa 10 do Nápoli?):

Cinara: [sic] “Não tem harmonia. Eles estão se perdendo por causa de um homem. Não vai fazer bonito, não vai fazer nada, não chegará nem nas semifinais. Por hora...”. Bira: “Derrota total, não vejo chegando nesta disputa. Se for é com muito sacrifício, não acredito”.


Analisando a seleção francesa, a cartomante pergunta: “A França busca o quê? Tetra? Bi?"

Sobre Portugal seguem irredutíveis: “Não ganha nem taça, nem caneco, nem nada”, diz Cinara. “Não ganha do Brasil” arremata o sacerdote. Alemanha e Inglaterra irão fracassar, segundo eles. A final será entre Brasil e França, mas as cartas não mostram resultado: (sic) “Não dou resultado não, porque as carta não me dá resultado”.

Além da constante perseguição, certamente muitos especialistas em futebol ficar(i)am ofendidos.

Já disseram que Deus era brasileiro e, conseqüentemente, o Papa também é. Agora, não só reforçaram que o Tarot é verde-amarelo (e branco, e azul-anil), como anti-argentino.

2 comentários:

  1. Nessa matéria temos tudo: xenofobia, ufanismo, ignorância, prepotência e desrespeito aos proffissionais do esporte e às religiões, também.

    Muito, mas muito além do futebol mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Melhor matéria deste blog até hoje, meus parabéns.

    ResponderExcluir