terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Raça X Nacionalidade (16)


Novamente, chegamos a um dos casos mais extremos de preconceito dirigido à origem, junto àquilo que vimos aqui. Trata-se de mais uma amostra sobre como no Brasil se faz vista grossa à xenofobia, não importando o que diz a constituição.

Enquanto palavras ofensivas à nacionalidade (às vezes, até mesmo cidades, estados e regiões são alvo de tais ataques) de um ser humano forem consideradas "brincadeiras" ou simplesmente um direito de opinião, continuaremos a ver a intolerância crescer.

Um exemplo claro dessa incoerência – assim como no caso de Antônio Carlos e Jeovânio – no que diz respeito a teoria e prática (a lei “existe” para todos, mas só é aplicada para alguns) foi o ocorrido entre o jogador Viola e o goleiro Dusan (sérvio), em janeiro de 2008, quando ambos atuavam pelo Duque de Caxias, clube fluminense.

Viola ofendeu o goleiro sem motivo nenhum e, dando ‘explicações’ à imprensa sobre seus xingamentos, sentenciou: “Não gosto de gringo. Não gosto de argentino, de sérvio. Não gosto de estrangeiro”.

Isso mesmo: Viola disse publicamente que o motivo para ter xingado o colega de tal forma (disse a frase “você é um m...” por sete vezes, em alto e bom som, no saguão de um hotel) é ele ter nascido fora do Brasil.

Viola não se conteve e incluiu os argentinos em seu discurso derrotado. Coincidência ou não, dois deles, Mauro Astrada e Fernando Barrera, também eram seus colegas de clube.

Na Argentina, não foi feito nenhum mutirão com a imprensa local (como aqui foi feito na situação Desábato X Grafite) para transformar os ditos de Viola numa verdade absoluta sobre os jogadores e cidadãos brasileiros no que diz respeito a preconceito, racismo e xenofobia.

Simplesmente, o jornal Clarín divulgou uma nota lamentando tal episódio, e enfatizou que Viola era um campeão do mundo. Viola não foi repreendido por seu clube, muito menos prestou queixas à justiça desportiva, que dirá à comum.

Já podemos mudar aquele ditado popular: agora é "um peso; duas medidas".

Um comentário:

  1. Tal episódio, infelizmente, só pode ser por nós lamentado. Mas todo "Máxi López" tem um correspondente em "Viola". Com a diferença de que "López" jamais teve nada provado contra si, apenas uma acusação destemperada, enquanto que Viola usa o destempero para ofender, agredir, insultar, e passa impune.

    ResponderExcluir