segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Raça X Nacionalidade (17)


Há três meses, falamos aqui sobre o orkut, e de diversas comunidades presentes no site de relacionamento que têm cunho preconceituoso. Hoje vamos falar sobre um fórum presente na internet: trata-se do “Portal do Vale Tudo”.

Num tópico denominado “Resposta sobre os argentinos”, que começou com uma discussão extremamente banal – por si só preconceituosa – relacionando futebol e vale tudo (o internauta que abriu o tópico disse que “os Argentinos são tão agressivos no futebol, em tudo partem para a ignorância (...) será que não passam de umas bichinhas cabeludinhas, metidas a nervosinhas que só tem coragem em bando? Existe algum lutador de MMA (Vale Tudo) de nível que é Argentino?”), acabou se transformando em um (des)tratado sobre racismo.

O usuário “leoBJJ” decreta: “Quem se importa com os argentinos? Qualquer coisa a gente explode Itaipu que Buenos Aires vira um aquário gigante...”. Mais adiante, é a vez de “juliojr” fazer uma quase lei sobre que espécie de tratamento deve er dispensada aos argentinos: “eles merecem ser tratados com um pé atrás por sua arrogância e xenofobia, COM CERTEZA”.

Nem todas as vozes foram contrárias: “Ytsejam”, por exemplo, falou que “90% ou mais das pessoas que dizem "odiar" argentinos, NUNCA nem conversaram com um argentino pessoalmente”. E “sarin_vx” é outro que atacou a hipocrisia reinante: “como quando fui pra la nunca tive problema algum com relação à educação deles, não vou ficar inventando historinhas só pela rivalidade no futebol (...) como sempre, é o velho problema da generalização...”.

Mas a principal tônica é aquela trazida por “Andrey”: “Eu não gosto de argentinos, pode ser que 1% seja educado e não seja racista e preconceituoso com brasileiros, mais (sic) 99% é. Quando se vai pra lá, e eles vêem que você não entende certinho a língua deles, eles fazem questão de dificultar em vez de ajudar você. Você entra nos lugares e se eles nota (sic) que você é brasileiro, fazem de tudo para de esnobar e te ignorar.

Devido à discrepância de “estatísticas” postadas pelos usuários, e lembrando do que disse a ONU, a única conclusão a que podemos chegar é de que alguém está equivocado, nessa história toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário