quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Isso é Jornalismo? (16)


Esse post poderia estar classificado no tema "Raça X Nacionalidade" mas, por se tratar de formadores de opinião, e por estarem deixando a imparcialidade (muito) de lado, o colocaremos neste.

Na última semana, o goleiro argentino Roberto Carlos Abbondanzieri foi contratado pelo Sport Club Internacional de Porto Alegre. Na maioria dos casos falou-se de sua experiência internacional (goleiro da seleção na Copa de 2006, e vencedor de várias Libertadores), dos colegas nativos D'Alessandro e Guiñazu, além do aval do técnico uruguaio Jorge Fosati. Porém, no último fim-de-semana dois personagens da imprensa, o jornalista Luís Carlos Quartarollo (Jovem Pan) e o comentarista Neto (Bandeirantes), preferiram remexer num assunto já comentado aqui: as acusações do brasileiro Baiano contra o referido jogador.



Num post de setembro do ano passado, explicamos o caso, e apontamos as contradições de Baiano quando da acusação feita. Vamos agora tentar lembrá-las, resumidamente (o ano em questão é 2005).

1) Baiano começa a jogar no Club Atletico Boca Juniors no início de janeiro;

2) Meados de abril, cinco dias depois de Desábato X Grafite, fala que NÃO SOFRIA NADA DE RACISMO na Argentina, e que adorava e era adorado por todos;

3) Volta ao Brasil no início de junho e nada fala (!);

4) Um mês depois, na partida Corinthians e Palmeiras, agride covardemente um argentino com o qual nunca havia jogado;

5) Naquela noite, "revelou" que sofria racismo no Boca, e que agrediu Tevez por ser ele um representante de tudo o que sofreu.

Isto posto, é fácil chegar à conclusão de que existe algo de errado nas acusações de Baiano: a) por que ele não denunciou o racismo naquela entrevista do Estadão? Afinal, já morava na Argentina e jogava no Boca havia pelo menos três meses. b) por que não denunciou o racismo logo que voltou ao Brasil, quando da rescisão de seu contrato com o clube argentino, só o fazendo quase dois meses depois? c) por que agrediu de tal forma a Tevez, que não participara da jogada?

Os integrantes da imprensa supramencionados não levaram em consideração esses fatos, e fizeram dois posts criticando duramente a contratação do goleiro argentino pelo fato de ele SER (sic) racista.

O ex-jogador Neto afirma que "quando ambos atuavam (grifo) pelo time argentino , o brasileiro disse ter sido vítima de muito menosprezo por parte desse goleiro". E o ex-jogador complementa afirmando que "Abbondanzieri pode até desmentir, mas prefiro acreditar (grifo) no gente boa do Baiano". Já O jornalista Quartarollo diz que "Se ele falou antes ou depois para mim pouco importa. (grifo)". Ainda, segundo o jornalista, Baiano foi "sendo discriminado diariamente (grifo) pelos seus próprios companheiros".

Até o presente momento, o post de Quartarollo conta com 121 comentários, e o de Neto já soma 958. Certamente, principalmente neste último, trata-se de recordes de postagens de leitores e, felizmente, pode-se afirmar que pelo menos 90% destas são de críticas (vários leitores, inclusive, lembram de quando Neto cuspiu na cara de um árbitro, negro, em 1991) à postura dos autores dos blogs tanto por acusarem alguém (Abbondanzieri) sem qualquer prova - apenas a palavra de outrem (Baiano) - como por não aplicarem o mesmo critério quando elogiaram a contratação de Antônio Carlos pelo Palmeiras - no caso de racismo em que Carlos ofendeu Jeovânio, em 2006.


Tanto Neto quanto Quartarollo afirmaram que escreveram tais posts porque ficaram indignados com os protestos realizados pela torcida palmeirense no dia seguinte à contratação de Antônio Carlos. Para eles, Antônio Carlos cometeu um erro; Abbondanzieri vive a errar.

Contra Antônio Carlos, há imagens de TV; contra Abbondanzieri, há a palavra de Baiano meses depois do "fato ocorrido" e após uma agressão gratuita. Não custa lembrar que Antônio Carlos é brasileiro e amigo dos referidos atuantes da imprensa. Abbondanzieri? apenas um argentino.

(nota do blog: Neto optou por retirar seu post do ar durante a tarde do dia 24 de fevereiro de 2010.)

Um comentário:

  1. Existe alguma prova concreta contra o goleiro Argentino?

    Contra Zago e Neto, existem várias.

    ResponderExcluir