sábado, 3 de julho de 2010

Isso é Jornalismo! (23)


Após a derrota brasileiro-argentina na Copa do Mundo de 2010, é muito importante ver opiniões sensatas que vão contra a ideia de que as duas seleções são uma versão nacional de "Corinthians X Palmeiras", "Grenal", etc. A sugestão de hoje vai para o blog "Linguando", de Aquias Valasco, que trouxe um brilhante texto intitulado "Vamos Torcer pela Argentina", publicado na noite se sexta-feira, 2 de julho.

//

Sempre aprendemos que não é bom ser extremista. Por isso, nem vou fazer cena, como se o Brasil (país) tivesse perdido contra a Holanda, e nem vou adotar discursos hipócritas como "Ora, isso não significa nada, não nos afeta", porque afeta, e bastante.


Mas vamos tentar racionalizar um pouquinho. Lamento por não ser dessa vez que vamos ser (novamente) campeões mundiais, mas precisamos manter a cabeça.

O título desse post não é muito agradável, mas a provocação é intencional. E estou tentando provocar não os argentinos, mas nós mesmos. Meu objetivo é atingir a rivalidade que se construiu (por motivos excusos) ao longo dos tempos, e que põe em pé de guerra ideológica de um lado o Brasil (o "imperialista latino") e Argentina/Uruguai e os demais países de fala espanhola.

Falamos línguas diferentes, mas e daí? Isso faz de nós inimigos? Tanto o Brasil quanto os outros países da América foram cruelmente colonizados, espoliados, sangrados pelos imperialistas Espanha e Portugal e, pouco depois, pela mania de reis-do-mundo da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Precisamos entender que, no passado, fomos todos vítimas dessas forças e hoje, permanecem em nossas culturas os joguinhos ideológicos de interesses desses colonizadores.

Por isso, torcerei, com toda sinceridade, pela Argentina. Mesmo apesar de Maradona não ter entendido que não precisamos ser inimigos. Mesmo sabendo que muitos de meus amigos vão me chamar de louco e antipatriótico. Mesmo sabendo que posso ser motivo de chacota.

Torço pela Argentina. Gostaria muitíssimo que a Argentina ganhasse esta Copa. Gostaria que o Uruguai ganhasse esta Copa. Gostaria que o Paraguai (o irmão quase totalmente destruído pelas mãos de brasileiros, na Guerra Infame que nos colocou uns contra os outros) ganhasse esta Copa.

Independente de um país latino ganhar ou não, fica registrada minha manifestação contra o adversário odiento que atrapalha nossa felicidade. Precisamos nos organizar e nos unir contra esse adversário que é a maior pedra no nosso sapato, e que só perpetua nossa condição de objetos de uso de interesses estrangeiros. Precisamos identificar, localizar e destruir esse adversário - a rivalidade entre os países americanos.

Em vez de o Brasil olhar para o Atlântico e os demais países latinos olharem para o Pacífico, vamos olhar para dentro, para o nosso Quarup. Vamos nos re-conhecer, nos re-encontrar e nos re-inventar. Vamos torcer pelos andinos, guaranis, tupinambás. Vamos torcer pela América Latina!

Um comentário:

  1. Sinto-me lisonjeado por meu texto ter sido citado neste belíssimo blog. Felizmente o bom senso ainda existe entre nós latinos. O que precisamos é nos comunicar, nos conhecer, nos mobilizar.

    Estou à disposição para cultivar o diálogo e a ação na direção do desenvolvimento de uma cultura da consciência latina. Dios nos bendiga!

    ResponderExcluir