sábado, 24 de julho de 2010

Duetos (24)

Aproveitando o link com o infeliz comentário da revista Veja no post anterior, vemos mais uma demonstração de como não, de modo nenhum "nada do que vem do Brasil tem valor para os argentinos".

Notícia recente, publicada essa semana no Estado de S. Paulo.

//
Os argentinos possuem uma relação de intensa admiração por Vinícius de Moraes - mais do que um visitante, o poeta é considerado um "portenho honorário". Não por acaso "Nuestro Vinicius" foi o título escolhido pela especialista em literatura Liana Wenner para relatar a presença do poeta em terras portenhas. "Cresci ouvindo na casa de meus pais um velho long play do show de La Fusa. Achava fascinante a forma de expressar a alegria e a liberdade dos brasileiros", explica Liana. O livro, da editora Sudamericana, será lançado amanhã.

"Vinicius veio em agosto de 1968 para ser a ponta de lança de uma intensa campanha dos exportadores brasileiros de café, que queriam divulgar o produto na Argentina contra seus principais concorrentes, os colombianos, que também faziam uma agressiva divulgação. A delegação brasileira era um luxo", diz Liana Wenner, relembrando os demais integrantes do grupo: "Dorival Caymmi, o Quarteto em Cy, Baden Powell e Oscar Castro Neves".

A primeira apresentação, no dia 18, começou às oito e meia da noite. Duas horas depois, o show havia terminado, mas o público não queria sair. Do lado de fora, na avenida Corrientes, mais de 3 mil pessoas pretendiam entrar para o segundo show.

No meio dessa "noite mágica", como define Liana no livro, Pelé, que participava de um amistoso contra o River Plate, apareceu na porta. Minutos depois, estava em cima do palco. O público aplaudia freneticamente. Segundo a autora, "Baden começou a improvisar uma batida de samba ao estilo Pixinguinha. Vinicius aproximou-se para abraçar o jogador. Pelé começou a chorar como um garoto."


2 comentários:

  1. Engraçado é saber que o mesmo Pelé, foi aplaudido e apoiado mais uma vez na Argentina, na final da Taça Libertadores da América, em 1962, entre Santos e Peñarol, no estádio Monumental de Nuñes.

    A torcida argentina aplaudiu o Santos de Pelé. Mais do que isso, ao fim do jogo (Santos campeão) os hermanos invadiram o gramado, reverenciando Pelé, e arrancando todo o seu uniforme, tamanha era a euforia.

    Hoje, Pelé é uma das figuras importantes desse país, que mais critica e persegue a Argentina...

    ResponderExcluir
  2. Acredite nas minha afirmações, Pelé é o "Rey del Fútbol" para los Argentinos en sua massiva maioria. Para você ter uma idéia, e espero que você saiba no inacreditável poder de creatividade das torcidas ( Hinchas) Argentinos, o principal cântico que se ouvia na minha época em que Maradona começava a se destacar era:
    " En alemania Beckenbauer, en Brasil El Rey Pelé, y aqui na Argentina Maradona e seu Balé!!
    Abraços, e não esqueça que nos últimos anos se não fosse pela controvertida e polemica discussão muito provavelmente Pelé teria sido esquecido por muitos!!

    ResponderExcluir