sábado, 31 de julho de 2010

Isso é Jornalismo! (24)


Já que falamos em livros no último post, segue aí uma indicação de uma obra que encontramos vascuulhando na net: "Argentinos e Brasileiros - Encontros, Imagens e Estereótipos" (2002), coletânea que faz parte da Coleção "Sociedade e Mercosul".

Segundo a Revista Brasileira de Política Internacional, os autores, Alejandro Frigeiro (argentino) e Gustavo Lins Ribeiro (brasileiro), "inscrevem-se nessa linhagem de lideranças intelectuais capazes de compôr grupos mercosulinos de estudo e nos brindam com uma análise original das interações concretas, revelando aspectos antropológicos da convivência dos povos do Cone Sul".
O livro é dividido em três partes, e a que mais chama atenção é certamente a primeira delas: Frigeiro e Eugenia Dominguez falam sobre a receptividade a brasileiros em Buenos Aires, e Lílian Schmeil falam sobre argentinos em Florianópolis. Há descrições sobre como se dão "as reações dos locais aos recém-chegados em termos de convivência (...) e nutrição ou rejeição de estereótipos".

Enfim, é mais um passo à frente rumo à aproximação dos dois povos, que têm tanto em comum, nas qualidades e defeitos.

3 comentários:

  1. Mais um passo importante, sem dúvida...

    ResponderExcluir
  2. Eu li o ano passado esse livro, muito interessante na verdade.
    Grande abraço!!
    Sebastián

    ResponderExcluir
  3. y donde se lo podemos comprar Sebitas?

    ResponderExcluir