sábado, 10 de julho de 2010

Raça X Nacionalidade (28)

A seguir, reproduziremos um texto de Aquiles Carratino, argentino, estudante de Física. O material foi escrito no dia 30 de maio de 2008, após Carratino ter visto um episódio do famoso programa CQC em sua versão brasileira. O título do post foi "CQC Brasil e piadas de mau gosto".

"Não me surpreendeu muito saber que havia CQC no Brasil, já que Pergolini e companhia venderam o formato a milhares de países. (...) Houve um momento em que um dos rapazes foi ao Encontro de Presidentes em Lima, se não me engano. (...) Quando passou Álvaro Uribe, ele falou, num espanhol 'caprichado': 'Presidente, sabia que em Buenos aires há FARCs? Por que não os bombardeia também e faz um favor a nós [brasileiros]?'


Eu fiquei completamente abismado com o comentário, ainda que seja algo a que eu talvez já devesse estar acostumado. Em geral os brasileiros têm um ódio natural pelos argentinos, e eu não consegui descobrir por quê. Até já me perguntaram se é verdade que na Argentina falamos dos brasileiros como se fossem 'macaquitos' (palavra que, certamente, nunca havia escutado em minha vida).

Creio que se criou uma espécie de 'consciência coletiva' de que na Argentina sempre estamos maldizendo os brasileiros, que pensamos ser melhores, então sua reação é atacar primeiro. A verdade é que na Argentina, em geral, não nos preocupamos com o Brasil, a não ser, talvez, durante as partidas de futebol. Pode ser que não estarmos preocupados com eles seja algo que lhes fira o ego.

Creio ser algo bastante grave que no subconsciente se tenha instalado uma percepção tão distante da realidade, especialmente em países como Brasil e Argentina, que deveriam mirar a cooperação, não apenas por pertencerem à mesma região, mas por terem características socio-econômicas, em grande escala, semelhantes".

nota do blog: Carratino publicou várias fotos de viagens feitas a diversos lugares do Brasil. E, como visto acima, faz questão de mantê-las na lembrança.

3 comentários:

  1. Falou e disse, Aquiles. Quem sabe até o silêncio os incomode.

    ResponderExcluir
  2. Discordo. Me parece que o autor está demasiadamente preocupado em saber o que os brasileiros pensam dele e do seu país. Em geral, o brasileiro pouco se interessa pelos países vizinhos, e no caso da Argentina, só se fala de futebol e das crises econômicas do país. Nada mais.

    Por outro lado, a influencia brasileira lá é notória pra qualquer um que visitou o país. O Brasil é muito mais presente lá do que Argentina aqui. Até existe uma versão do Clarin em portugues para turistas e investidores brasileiros. Conseguem imaginar uma versao da Folha de SP destinada para argentinos?

    O único problema concreto de brasileiros com argentinos se dá nas praias catarinenses e outros locais, onde os turistas argentinos se comportam muito mal e cometem crimes, gerando preconceitos dos locais. Ali sim da pra falar de xenofobia antiargentina. De resto, nada.

    Creio que nossos amigos argentinos não gostem de saber que seu país é muito menos conhecido e reconhecido aqui do que o nosso lá. E aí surge esse discurso delirante de "ódio", etc ,etc., quando na verdade a Argentina é o nosso maior destino turistico e onde nossos clubes vão buscar craques mais baratos do que os nossos.

    Tipico ego ferido e falta de reciprocidade.

    ResponderExcluir