segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Muito Além do Futebol... (35)

Mês passado, o Palmeiras se despediu do "Palestra Itália", que passará por grandes reformas. Para essa que seria a última partida do ano e de muitos meses pela frente, seria necessário chamar um adversário que fizesse jus à belíssima história construída naquele estádio: e o escolhido foi o Club Atletico Boca Juniors, de Buenos Aires.

A partida não foi transmitia pela TV, de modo que precisávamos da cobertura de jornais/internet para saber mais sobre a mesma. Ao abrir a página inicial do portal Terra, lia-se a seguinte chamada: "M. Assunção reclama de argentinos: 'de amistoso não teve nada'".

Lembrando que Marcos Assunção é negro, e do histórico recente entre imprensa brasileira e jogadores argentinos, tememos que o palmeirense estivesse reclamando de racismo. Porém, ao ler a matéria, isso não aconteceu. Muito pelo contrário.

Marcos Assunção, jogador experiente, sequer reclamou dos argentinos em termos de deslealdade ou discriminação. A frase do jogador, totalmente fora de contexto, foi a seguinte: "Sabíamos que enfrentaríamos um time grande. De amistoso não teve nada. (...) Teve muita jogada mais dura, mas é normal porque são dois grandes times. Vai ser sempre assim".

O texto faz diversas notas tentando causar ao leitor a impressão de que o time portenho foi antiético, ou coisa do tipo. E, novamente, Assunção é instigado a falar mal dos vizinhos, mas não se deixa influenciar: "'Não é ruim chamar argentinos para a festa, não', disse Marcos Assunção, aos risos", grifa a matéria.

Obviamente, tal resposta só pode ter sido dada a algum repórter mal-intencionado que quis fazer alguma piada de mau gosto. E Marcos Assunção não se deixou levar por essa espécie de histeria coletiva que, mais uma vez, prova estar muito além do futebol...

2 comentários:

  1. Com certeza, Marcos é experiente o suficiente para não cair nessas armadilhas. Eles querem de todo jeito provar que a Argentina não vale nada...

    ResponderExcluir
  2. É preciso que cada um de nós tenha a hombridade para enfrentarmos nossa própria covardia, e dizer não ao comodismo. Normalmente abrimos mão de nossos princípios apenas para não sermos criticados em frente aos amigos, mas é preciso saber que, antes da imagem de simpáticos e bem-humorados, o que deve prevalecer deve ser a imagem de bom-caráter e de respeito ao próximo.

    Parabéns pela postagem. Precisamos de mais espaços como este, para falarmos abertamente sobre nossos erros e nos estimularmos mutuamente às atitudes corretas.

    ResponderExcluir