terça-feira, 19 de outubro de 2010

Isso é Jornalismo! (27)

Fito Paez, excelente artista argentino já outrora mencionado no blog, fez shows em São Paulo no final de setembro, participando do festival "Sonidos".

No dia 20, a Folha de S. Paulo publicou interessante matéria sobre o músico. Paez deu importantes declarações sobre diversos assuntos, desde a política argentina ("algo anda muito errado no sistema educacional e na nossa sociedade") até o cenário musical uruguaio ("Algumas coisas deles me entusiasmam").

Mas um dos trechos mais notáveis foi quando Paez analisou a situação da música estrangeira no Brasil:

O mais provável é que o fato de o Brasil ter se tornado uma potência musical do século 20, ao inventar a bossa nova e o tropicalismo, tenha gerado um autoabastecimento de ideias. Uma sensação de que não é necessário ouvir coisas de fora. Há uma fortaleza no Brasil que examina de outra forma o que chega de fora.

Apenas analisando o termo "de fora", poderíamos dizer que Paez equivocou-se. Porém, estamos falando da música latino-americana.

Infelizmente, a penetração é pouquíssima. Como a própria matéria salienta, "Mercedes Sosa e Astor Piazzolla só conseguiram emplacar aqui porque se aproximaram de artistas brasileiros". Já dissemos uma vez e podemos repetir: é muito fácil reclamar dos que pensam que o Brasil "é só carnaval e futebol".

Um comentário:

  1. Essa questão também pode ser atribuída ao fato de um grande número de pessoas aqui no Brasil "consumirem" lixo (e não cultura), com frequência maior do que nos anos dourados.

    ResponderExcluir