domingo, 31 de outubro de 2010

Isso é Jornalismo! (28)

O excelente texto a seguir foi publicado no blog "Chapa Zapata", em junho deste ano.

//

Brasil vs. Argentinos

Sem Horas e Sem Worries,

Hoje no MSN estava conversando com meu primo dotô das matemática e professor da UNESP, o grande Rubão Camargo, sobre algo que me tem chamado a atenção: o certo clima de animosidade para com os Argentinos, algo que transcende a uma rivalidade, ainda que esta ultrapasse as quatro linhas de um campo de futebol. Já antes dá Copa do Mundo, começaram as propagandas, que apesar de seu cunho humorístico (não quero pensar que foi algo proposital a propaganda da Skol), serviram realmente para acirrar os ânimos. Na verdade, o ânimo. Já que a coisa é notadamente unilateral e sem querer parecer chorão, um pouco covarde. Não estou aqui para abraçar a causa de ninguém, minha biografia já é conhecida (por poucos mas é), mas quando digo que o ânimo dos brasileiros em relação aos Argentinos ficou acirrado, é verdade. As pessoas tem confundido as coisas. Ganhar do seu maior rival no campo, na quadra, na areia é sensacional, não há dúvidas. O que não quer dizer NUNCA que seu adversário é sub-raça, é mau-caráter, é prepotente, é arrogante, tudo porque ele ousou te enfrentar. Não é assim. Se ganhar do seu rival é importante, não ser RACISTA é tão importante quanto.

É muito fácil a missão dos publicitários: – Fazemos uma propaganda aproveitando que é Copa do Mundo, ta todo mundo com a cabeça no futebol, e escrachamos os Argentinos, afinal aqui tem no máximo 100.000! – Problema deles aqui,conheço poucos e o que eles podem fazer? – Eu vou arrumar uma nota com essa propaganda,vou para a minha cobertura,no meu BMW e eles que arquem com as conseqüências – Pode até ser um exagero,mas duvido que algo parecido não tenha passado pela cabeça deles.Nem a França que cansou de bater no Brasil em Copa do Mundo (86, 98, 2006) é tão perseguida. O Argentino se chama de boludo informalmente sim,mas recentemente Manu Ginobilli em seu twitter fez uma pesquisa com os Argentinos, perguntando se estando no exterior eles gostariam de ser chamados de Boludo.A maioria disse que não.

Alguns dirão que a rivalidade Brasil x Argentina transcende as quatro linhas. Pode até ser,mas acredito que é precipitado, uma pessoa que teve uma experiência ruim dizer que foi maltratada lá e que o povo é uma merda, algo que muitos dizem, sem nem mesmo conhecer um argentino que seja, pegando carona na irresponsabilidade de algumas pessoas, publicitários, apresentadores engraçadinhos de programas esportivos como o Sr.Tiago Leifert, ou Galvão Bueno, o criador dessa animosidade desnecessária. Mas eles estão tranqüilos estão com as massas e as minorias que se explodam. Alemanha Nacional-Socialista perde! – Não quero vitimizar, não quero drama. Acho o Brasil um lugar tão maravilhoso que não vale a pena ser só patriota durante um mês a cada quatro anos, e que esse patriotismo não pode significar truculência com seu vizinho. Queria só abrir os olhos para uma coisa irresponsável que acaba gerando um ônus que pessoas que estão longe de casa no caso imigrantes argentinos, ajudando suas famílias talvez não precisassem passar pelo simples fato de terem nascido um pouco mais ao Sul.

É certo que do lado de lá existem alguns exageros sim. Claro que sim. Ninguém é Santo. A história dos Macaquitos (Capa do Diário Olé), repercutiu mal aqui e realmente foi algo lamentável (mandar Madame Mim da MTV para cá também não pegou bem), é certo,mas que se analisar a realidade de lá (um país sem negros) soa totalmente diferente, ninguém teve que pagar por essa animosidade. A condenação veio dos próprios argentinos. Foi ridículo, como também a matança do índio no século XVIII foi lamentável, o Governo Menem foi desastroso. Foram momentos históricos que ajudaram a criar a propalada “Arrogância Argentina”, mas é tão injusto acusar todos de serem arrogantes, e RETRUCAR algo imaginário quanto dizer que o Brasil ganhou a eleição da Olimpíada com Mulatas, Samba e Cocaína. Algo que aliás pouca gente respondeu na mesma moeda né?

O discurso é um pouco piegas, eu sei, mas é muito triste ver uma coisa gratuita, não recíproca (O Argentino odeia o Chileno, não o Brasileiro), criada por gente irresponsável fazer com que pessoas repensem sua permanência no melhor país do mundo. O Brasil! – claro, que empatado com a Argentina.

um abraço a todos, e vamos esquecer essas tensões. chapazapata

3 comentários:

  1. Excelente mesmo, destaco: "Acho o Brasil um lugar tão maravilhoso que não vale a pena ser só patriota durante um mês a cada quatro anos, e que esse patriotismo não pode significar truculência com seu vizinho."

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  2. Fantastico seu blog, só agora vi que o texto que escrevi está aqui, mas acho fundamental que ele se espalhe e ajude as pessoas a acabar com essas barreiras. Parabéns pelo trabalho :)
    Victor "chapazapata"

    ResponderExcluir