quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Isso é Jornalismo! (31)

O blog "Aires Buenos", moderado por Túlio Pires Bragança, conta as experiências do brasileiro na capital argentina, sob uma perspectiva única.

Como a página está sem novas postagens há pelo menos 6 meses, o jeito é procurar materiais mais antigos. E um dos textos mais interessantes foi o "macaquitos: uma invenção brasileira", que reproduziremos abaixo.

//

Ahhh... nós brasileiros! Cheios de ideias prontas, verdades incontestáveis e NENHUM conhecimento do que nos rodeia.

Essa polêmica do Maxi Lopes no jogo Grêmio x Cruzeiro, sendo acusado de racismo por chamar um jogador negro de "Macaquito", só reforça isso.

O povo argentino é bem preconceituoso, mesmo às vezes não notando. Chamam bolivianos de "bolitas" e qualquer pessoa mais moreninha é chamada de "negra". É assim , por exemplo, com "Negro Ibarra", que jogou no Boca ou com o falecido quadrinista Fontanarrosa, que era chamado de El Negro, mesmo sendo bem branco.

É muito comum ouvir a expressão "negro de mierda" referente a qualquer pobre, favelado, maloqueiro ou cumbiero. É um baita preconceito, mas é algo sempre presente em qualquer xingamento ou manifestação do tipo.

"Macaquito" é uma invenção brasileira. Em 3 anos e meio na Argentina, tendo passado por uns 4 jogos Brasil X Argentina, tendo ido no campo ver vários times argentinos enfrentarem os brasileiros e acompanhado vários blogs locais de futebol, nunca ouvi essa palavra. Já ouvi locutores, comentaristas e aquelas intermináveis entrevistas após jogo com torcedores e nenhum nunca pronunciou essa palavra, nem que seja de brincadeira.

Já fui zuado na copa de 2006 em vários jogos do Brasil, nas Olimpíadas de 2008 quando perdemos feio para eles e nada, zero macaquito. Tiram mais sarro da derrota da Copa de 90 que nada. Durante o Brasil x Japão da Copa de 2006, que assisti num telão na minha antiga empresa, os caras colocaram imagens do Menem no meio da transmissão. Alguém aí da imprensa esportiva brasileira sabe que Menem é sinônimo de mufa, azar, mal agouro? Quando perguntados se quem é melhor: Maradona e Pelé, eles sempre falam que "Pelé debutó con un pibe" (Pelé perdeu a virgindade com um garoto). Isso sim é zuação!

Os argentinos sabem pouco de português. O portunhol deles, se não é pior, é do mesmo nível que os brasileiros. Falam "ventaninha" achando que é janela (em espanhol: ventana) ou "valijinha" ao se referir a mala. Em espanhol macaco é mono, e para um argentino saber disso ele precisa estar num nível médio de português, que o jogador argentino do Grêmio está longe.

Nem mencionar que existe a lenda que para falar português basta colocar um "inho" no final de cada frase e beleza. Seria mais fácil eles tentaram xingar como "Moninho" do que como Macaquito.

O incrível é que a nossa mídia brasileira faça zero pesquisa do fato e só reforça os preconceitos. Estava de férias no Brasil e chegou a ser ridículo o que alguns jornais falaram quando a Argentina perdeu do Equador. Até o Jornal da Globo, do sério William Wack, fez várias chamadinhas sacanas sobre o fato, coisa que não acontece por aqui.

Portanto "Macaquito" es la re puta madre que te parió.

(Achei esse blog onde um argentino comenta que nunca ouviu falar a palavra macaquito)

* Atualização:
Diz a lenda que em 1937 os argentinos chamaram brasileiros de macaquitos, segundo a Wikipedia, porém o mesmo verbete em espanholnão diz nada. Também há esse site. Já esse vídeo do youtube, diz que foi em 1963 a primeira vez que o xingamento "macaquito" apareceu. Afinal alguma dessas versões é correta? Quem comprova?

Não sei do passado, mas garanto o presente. Não achei nenhuma menção do episódio em sites argentinos, nunca escutei e não é conhecido nem usado nos dias de hoje pelos argentinos. Se alguém conhecer o termo deve ser um historiador.

2 comentários:

  1. Olá!
    Veja esta matéria mostrando a campanha da prefeitura de Barretos no combate à dengue. O mosquito veste a camisa da seleção Argentina.
    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/barretos+cria+nova+campanha+contra+a+dengue/n1237969344320.html

    Campanha abominável e preconceituosa, motivando implicitamente o brasileiro à combater argentinos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bem meu caro, devo concordar com o que foi escrito pelo blogueiro.
    Estive na Argentina algumas vezes e em nenhuma delas eu fui hostilizado, ou "sacaneado" por quem quer que fosse. Ninguém fez referência alguma sobre futebol, não presenciei nenhum tipo de preconceito contra brasileiros. Sempre fui muito bem tratado por pessoas atenciosas e educadas. No educadas devo colocar apenas os com mais de 40 anos de idade, os mais novos e os jovens já estão se abrasileirando. Educação e atenção ZERO. Mesmo assim nada que pudesse ser levado como agressivo ou preconceituoso.
    Gostei tanto da Argentina que este ano ainda pretendo voltar. E se alguém vier falar sobre futebol, usarei o mesmo argumento que uso or aqui. "Não falo sobre isso."

    ResponderExcluir