sábado, 5 de fevereiro de 2011

Raça X Nacionalidade (37)

Algo que já mencionamos aqui no blog por diversas vezes - e somos visto como 'exagerados' ou autores de 'tempestade em copo d'água' - é que uma ação negativa por parte de um brasileiro é vista como fato isolado enquanto que a MESMA atitude por parte de argentinos é tida como sintoma. Exemplo: se um brasileiro comete racismo, ele é a exceção; se um argentino o faz, é a regra ("todos os argentinos são assim", dizem).

Coisa parecida acontece na Inglaterra com relação aos outros países (Irlanda do Norte, Gales e Escócia) integrantes do chamado Reino Unido/Grã-Bretanha: dessa vez, o tenista Andy Murray, finalista do último Grand Slam, sentiu na pele o que é esse preconceito.

E um comentário a respeito veio do grande tenista brasileiro (nascido na Argentina) Fernando Meligeni. Ele comparou a situação de Murray à que ele mesmo viveu anos atrás. O texto, "O grande desafio do Murray", foi publicado em seu blog e o reproduziremos abaixo.

//

Lendo as notícias esta manha encontrei uma muito boa.

No jornal Guardian eles fazem uma pequena maldade com o Murray que eu mesmo já vivi aqui no Brasil. Na verdade antes de ser totalmente reconhecido como brasileiro eu era motivo de brincadeiras constantes. Lembro bem de uma brincadeira no casseta e planeta dizendo que quando eu ganhava era "BRASILEIRO" e quando eu perdia, o "Argentino Meligeni" perdeu seu jogo hoje.

Eu ficava puto da cara.

Não só programas de humor tiravam uma lasquinha da situação, os jornais usavam e abusavam do argentino naturalizado brasileiro quando perdia e o brasileiro por opção quando ganhava. Eu até entendia, mas eu me considerava brasileiro já naquela época e queria ser tratado assim.

Lendo a notícia do Murray nos jornais ingleses eles deixam bem claro que o ¨Briton (britânico) now faces Djokovic in the final¨. E depois do jogo... "Scot (escocês) now without a set from three grand slam finals".

Ou seja: quando vinha vencendo, era britânico; quando perdeu, 'lembraram' que ele era escocês.

Pelo visto ele vai ter que ganhar e provar para ser reconhecido por lá. Tenho que admitir que uma das minhas lutas mais duras foi essa e não adianta dar declarações bombásticas sem resultados, não adianta resultado sem mostrar o que você pensa a respeito.

Eu só posso desejar boa sorte ao britânico, ou escocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário