quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Isso é Jornalismo? (36)

Na última terça-feira, o jornal "Bom Dia Brasil", da Rede Globo, levou ao ar uma matéria em que comentavam sobre o duelo Messi x Pelé.

"Duelo!?", você deve estar pensando. Pois é, nem nós entendemos. Mas é fato que agora a Rede Globo resolveu atacar o jogador argentino.

Há mais de um mês (!) Lionel Messi deu uma entrevista à revista ESPN onde, entre outras tantas coisas, respondeu sobre quem, na sua opinião, seria o melhor jogador da história.

Messi se declarou fã de Ronaldo ("maior atacante que vi"), falou coisas bonitas sobre Ronaldinho Gaúcho e Sylvinho, e também elogiou Neymar. O argentino também recusou completamente ser o melhor da história: "Não pretendo ser o melhor nem estar entre os melhores".

No final da entrevista, ao ser perguntado quem seria "o maior de todos", disse: "Maradona. Não vi Pelé jogar e não me faz falta".

Pronto, a polêmica estava lançada. No Brasil, excetuando-se a ESPN, a frase começou a fugir do contexto, e todos os elogios feitos a brazucas foram esquecidos.

À época, o empresário de Pelé deu uma curiosa declaração: segundo ele, o ex-camisa 10 "nem quis saber da polêmica", dizendo que não queria se incomodar com "outro argentino".

Sabe-se lá porquê, um mês depois, o "rei" resolveu responder, provocando Messi: num ataque de humildade, disse que ia mandar ao melhor jogador do mundo uma cópia de "Pelé Eterno' para Messi "saber quem é o melhor".

Tudo foi tratado como Messi tivesse desrespeitado Pelé.

A frase do jogador, repete-se, foi sobre o julgamento do melhor de todos os tempos. Messi diz que "não fez falta" ter visto Pelé para concluir que Maradona foi melhor. Certo ou errado, é opinião.

Eis o video (no site da Globo, não se sabe porquê, não está mais disponível - mais curioso ainda: é a única matéria de 18/10 que não tem video!)


Duas perguntas ficam no ar:

1) Por que ressuscitar a entrevista um mês depois?
2) Por que Pelé resolveu, agora, responder o 'outro argentino'?

Falando sobre o video em si, por que Chico Pinheiro demonstra tanta raiva? Parece que alguém ofendeu sua mãe. Primeiro ao citar "Maradona" com entonação de desprezo, e depois ao dizer 'eles precisam da comparação para crescer'?

As opiniões do público, também, demonstram o velho ranço: alguém diz: 'argentino prepotente'. Outro completa: "eles têm inveja da gente".

Que espécie de histeria coletiva é essa?

Messi jamais se comparou a Pelé, ou disse ser melhor que ele. Apenas prefere Maradona. É crime?

E desde quando essa comparação é feita porque "eles" (quem?) precisam crescer? São os argentinos que comparam todos seus craques a Pelé?

Do lado brazuca, parece que a coisa é mais pesada: em 2006 a revista "ÉPOCA" (organizações Globo) lançou sua capa com o título: "Melhor que Pelé?". Era Ronaldinho Gaúcho, no auge. Foram chamados especialistas para comparar Pelé e Ronaldinho fundamento a fundamento (!), como a confirmar quem era melhor. E esse ano a revista "Veja" pôs Neymar em sua capa com uma coroa sobre a cabeça e a inscrição: "REYmar". Embaixo, lia-se: "Finalmente um craque da linhagem de Pelé".

Tudo isso sem contar a infame capa da Placar (especializada em futebol), chamando Robinho (!) de "novo Pelé".


Quem, pois, precisa da comparação para crescer?

Se houve algum jogador que desrespeitou Pelé, esse alguém não é argentino: é Romário. O "Baixinho" disse que "Pelé deveria colocar um sapato na boca".


O mesmo Romário, ao comentar a polêmica Messi X Pelé, saiu em defesa de seu agora colega de apresentação da Copa do Mundo no Brasil. E, simplesmente, julgou-se o segundo melhor jogador de todos os tempos: "Messi primeiro tem que superar Maradona, depois Romário e depois Pelé".

Isso é o quê, se não for arrogância? É pouco, muito pouco, pra quem se proclamou deus.

Parece que não encontraram o que fazer para denegrir Messi - ele não foi acusado de desvio de dinheiro nem negou paternidade, como Pelé; não se envolveu com drogas, como Maradona; nem deixou de pagar pensão alimentícia ou bateu em torcedores, como Romário - e agora querem convencer o público que ele "desrespeita o Brasil".

Um comentário:

  1. CONCORDO COM TUDO Q VC DISSE,QUANDO VI A MATÉRIA TAMBÉM ACHEI MUITO ESTRANHO E POSSO TE DIZER Q FIQUEI INDIGNADA COM ESSA MANIPULAÇÃO DA GLOBO,REMOERAM UMA COISA DITA A MUITO TEMPO ATRÁS É BRINCADEIRA E O MESSI Ñ FALOU NADA DE +.O Q ACONTECE É Q ESSA GLOBOSTA GOSTA DE CRIAR RIXINHAS ENTRE BRASILEIROS E ARGENTINOS P/ DAR IBOPE P/ ELES, E ESSE PELÉ VIVE FALANDO ASNEIRAS P/ SE AUTO-AFIRMAR.MESSI ÉS LO MEJOR DEL MUNDO!!!

    ResponderExcluir