quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Muito Além do Futebol... (56)

A Revista "Alfa" aos poucos vem conquistando seu espaço no mercado editorial brasileiro. Trata-se de uma ótima publicação, direcionada ao público masculino, que possui temas bastante abrangentes. Como diz o próprio editorial, "Inteligência, Atitude, elegância e boa vida". De fato, um material interessante.

No entanto, a revista também caiu na velha necessidade de se provocar o anti-argentinismo dos brasileiros.

Na edição de outubro, Alfa publicou uma matéria com Ricardo Darín, ator argentino que é hoje considerado, junto a Gael García Bernal, o maior nome do cinema latino-americano. O artigo tem sua chamada da seguinte maneira: "um argentino que você não precisa ter vergonha de achar legal".

A matéria não traz nenhuma crítica ou preconceito intrínseco, embora trate de temas polêmicos. Mas, novamente, o parágrafo final remete ao início e tem aquela "pitadinha": "(...)e simplicidade. O que nos leva a admirá-lo. E olha que se trata de um argentino".

Parece que no Brasil, por melhores que sejam, profissionais argentinos sempre terão esse "mas" depois de cada qualidade citada.

Um comentário:

  1. Nos remete ao técnico Emerson Leão quando assumiu o Corinthians na época da MSI, se referindo a Tevez e Mascherano (futebol, assunto que também atinge grande massa):

    "tenho um amigo argentino, dono de restaurante. Sempre que vou lá, elogio a comida, e faço questão de dizer: apesar de... a comida é ótima. Apesar de... O ambiente é ótimo. Apesar de... você é meu amigo.

    Apesar de... Ser argentino.

    ResponderExcluir