terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Isso é Jornalismo! (44)

Não, o blog não voltará a ter atualizações regulares. Nós apenas iremos divulgar dois textos deste início de ano que vão de encontro com a nossa filosofia e que, quem sabe, irão contribuir para mudanças na visão geral que os brasileiros têm.

A primeira delas vem do "Futebol Portenho", conduzido por brasileiros amantes do futebol hermano e hospedado no site da tradicional revista Placar.

O texto fala com incrível lucidez sobre a semente que a postura de Lionel Messi está plantando: uma mudança da visão negativa associada à imagem de Diego Maradona.

Torcemos muito para isso!

//

Síndrome do Messi: Argentina mais simpática aos brasileiros
por Thiago Henrique de Morais
Os que nasceram nos últimos 30 anos são de um tempo onde o povo argentino era visto como um povo arrogante, orgulhoso, egocêntrico. E um dos grandes responsáveis por tal generalização foi o principal ícone daquele País neste curto período de tempo. Os atos esdrúxulos de Diego Armando Maradona colaboram muito para tal visão nacional. Mas, o mais novo ícone argentino tem mudado esse pensamento, deixando a Argentina mais simpática aos olhos dos brasileiros.
Maradona sempre foi muito elogiado por sua forma de jogar. Era abusado, dominava a bola como poucos e só não fazia chover em Nápoles, Barcelona ou qualquer outro País onde estava em campo. Mas, suas atitudes extra-campo mancharam a Argentina. A sua atitude prepotente, soberba, e o seu vício com drogas, fizeram com que o retrato do País fosse o espelho de Diego. E os justos pagam pelos pecadores. Em contraponto, no período dos escândalos do argentino, tínhamos um esportista carismático, bem visto pelos brasileiros (Ayrton Senna) que escondia toda desgraça que passávamos entre 1986 e 1994.
Quem nunca ouviu – ou cansou de falar – que os argentinos – generalizadamente – são prepotentes, tem o ego maior do que o céu ou que são viciados em cocaína? Muitos desses que falam mais que a boca nunca conheceram o País em questão ou um nativo argentino. Curiosamente, 80% dessas pessoas mudaram o seu pensamento quando finalmente conheceram. Os demais continuam com o pensamento ufanista e continuam pensando que vivem num País perfeito, com políticos incorruptíveis, sem miséria, sem drogas e nem sequer falam bom dia para o um vizinho no elevador.
Mas, para essas pessoas que continuam com esse pensamento desprezível, há uma solução. E ela vem se mostrando certeira nos últimos anos. As atitudes de Lionel Messi, principalmente fora de campo, começam a velar o pensamento dos brasileiros de que todos os argentinos têm o estereótipo do Maradona. O jogador do Barcelona é carismático, educado e dá uma cara diferente ao seu País de origem. Nunca se meteu um escândalo, não é de dar declarações polêmicas e quando as faz (como no caso do Pelé) se retrata como um lorde.
Por conta de Lionel Messi, hoje é normal ver nas ruas do Brasil pessoas com a camisa da Argentina sem sofrer qualquer agressão verbal. É a Síndrome do Messi, que deixou a Argentina mais carismática para o brasileiro. Muitos até tentam torcer contra o Barcelona por conta de o jogador ser argentino. Mas, quando veem ele fazer o que faz e lembram que a sua personalidade está longe de ser maradoniana. Assim, todo sentimento cai por terra, fazendo o povo delirar com o seu futebol.
A banalização sobre o argentino ao estilo Maradona vai caindo por terra. Hoje, o senso comum brasileiro aceita que a Argentina não é o espelho de Maradona. Pelo contrário. Messi, pelo seu jeito de ser, reconstrói uma Argentina e muda o estereótipo que El Pibe deixou nos últimos anos. Ou você algum dia acreditou que, diante de um Brasil e Argentina, em pleno Mineirão, o povo brasileiro celebraria a genialidade de Messi, mesmo que em protesto. Se um ícone pode mudar a cara de um País, hoje a Argentina é um País melhor graças a Lionel Messi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário