sábado, 23 de junho de 2012

Off-Topic (3)

Antes, uma pequena história.

O ano era 2004. Não sei precisar a data, mas muito provavelmente era uma quarta-feira, pois é o dia de semana em que normalmente são transmitidos jogos na TV aberta. Pela partida de volta das oitavas de final da Taça Libertadores de América (jogo de ida, Rosario 1x0 SPFC) duelavam Rosário Central, da Argentina, e São Paulo Futebol Clube.

Meu irmão e eu estudávamos na mesma Universidade, à noite. Saindo de lá, fomos à casa de um amigo dele, onde se reuniram alguns colegas para uma pequena confraternização. No salão de festas do edifício, sintonizamos no canal que transmitia a partida, já em sua reta final. Dentre os presentes, havia dois torcedores do Atlético Paranaense, um terceiro que não se entusiasmava com futebol, um outro torcia para o Coritiba, outro para o Botafogo-RJ e por fim um torcedor do Paraná Clube.

Nós dois (eu, mais pelo sentimento "pró-qualquer-clube-que-seja-da-Argentina", ele, mais por ser contra o São Paulo) éramos os únicos torcendo pelo Rosario Central. Tão logo comentamos sobre nossa torcida pelos rosarinos, fomos repreendidos: "ah, que isso, meu?! torcer pra time argentino?! Não f...", disse o atleticano. Meu irmão: "ué, virou sãopaulino agora?!". Ele: "Não, mas contra argentino eu torço pra qualquer um!".

Ontem, via facebook, esse mesmo cidadão postou: "Sou Boca desde criancinha!"

//

Parece que tem "um povo" que o brasileiro gosta ainda menos que do argentino: o corinthiano. Não estamos falando somente da imagem estigmatizada (bandidos, ladrões, analfabetos, desdentados, favelados) muito presente nas torcidas -- até porque isso se estende, também, aos flamenguistas -- dos rivais diretos do Sport Club Corinthians Paulista.

Mais do que argumentar em favor da rivalidade interna entre clubes, devemos analisar o fato. Sim, toda vez que um clube brasileiro chega a uma grande decisão como esta, muitos torcedores ficam contra (especialmente torcedores de equipe do mesmo estado). Mas sempre - SEMPRE - há quem diga "ah, mas é melhor torcer pra eles do que pra argentino!".

Dessa vez, não: "é melhor torcer pra argentino do que pra eles". Ficou realmente engraçado de ver as charges e fotos abaixo circulando na internet após a vitória do Corinthians sobre o Santos na semifinal do torneio sul-americano.

Para chegar à conclusão de que realmente trata-se de algo diferente, basta ver que ninguém disse nos anos anteriores (e este já é o 8º ano seguido com ao menos um brasileiro na final) que o "Estudiantes" ou o "Peñarol" ou a "LDU" era o "Brasil na Libertadores". Tampouco confundiu-se o clube com o país do qual ele vinha.

Fica como conclusão uma das várias frases no estilo encontrada em fóruns da internet: "É uma pena que veremos argentinos comemorando, mas o Curintia não dá!"





#VAI BOCA
Foda é o Corinthians, que fez o Brasil se unir a Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário