sexta-feira, 15 de março de 2013

Raça X Nacionalidade (60)

Existe um programa de TV (na Bandeirantes) chamado "Mulheres Ricas" -- uma espécie de Big Brother Brasil mostrando a vida real de um determinado grupo de 'socialites'. Desse 'seriado', talvez o maior expoente seja "Val Marchiori" (nome 'artístico' de Valdirene Aparecida Marchiori).

Marchiori - além de seu "show" na Band - é bastante conhecida na internet: sua página no twitter possui aproximadamente 125 mil seguidores, e seu perfil no Facebook (aparentemente extinto) tem mais de 25 mil "curtidores". Mais importante que tudo isso, porém, ela administra um blog associado à Revista Veja.

Qualquer que seja sua opinião a respeito, não se pode negar que se trata de alguém com uma relativa e relevante notoriedade.

Isso posto, vejamos a declaração dada por Marchiori no último dia 13, repercutida inclusive pela Folha de S.Paulo: "O Brasil, sendo o maior pais católico do mundo, escolherem um papa argentino. É o fim! Me recuso a aceitar" Outro tweet, em seguida: "Acho o fim escolherem um papa argentino. Que fosse brasileiro, então. O cúmulo. Não aceito este papa. Sorry". Mais alguns minutos, e uma explicação de suas razões: "Agüentar Maradona. Drogado! Messer¹! Ainda vai. Mas Papa. Nunca."

A argentina Victoria (natural de Córdoba) escreveu três mensagens para Marchiori, questionando o porquê de sua revolta. Primeiro fez uma pergunta direta ("Por qué? É porque ele é argentino?? Xenofoba!"), e em seguida pediu: "Quero um motivo real pra que o papa não seja Jorge Bergoglio (...) ". Por fim, Victoria afirmou: "Val Marchiori fala que é 'católica praticante' mas é xenófoba... Bem! A igreja perde fiéis porque há pessoas como ela."

Marchiori respondeu a moça cordobesa da seguinte maneira: "Defina xenofoba".

Não sabemos se Marchiori realmente não entende o significado do termo ou se quis instar a argentina a "explicar tal acusação".

Um pouco mais tarde, Marchiori postou uma foto (ao lado) e a seguinte mensagem: "Estou em Milão. Os italianos tbm estão revoltados. Vou pra Roma. Amanha. Mostrar meu protesto. Me sinto desamparada."

O Vaticano informa que ainda não recebeu nenhuma contestação formal. E será mesmo que os italianos "também estão revoltados"? Não foi o que pareceu na praça São Pedro nem nos noticiários do país ao longo dos últimos dias.

E qual seria o motivo do "desamparo" de Val Marchiori? Em postagem publicada no seu supracitado blog, ela afirmou já estar "acostumada com eles no comando o Mulheres Ricas e agora comandam a Igreja", em referência ao fato de o diretor de seu programa (como boa parte da cúpula da Band) ser argentino. Mas Marchiori diz ter esperanças no Papa: "(...)apesar de ser argentino, que a humildade seja realmente um lema em seu mandato!", finaliza.

Notícias recentes dão conta de que Marchiori não terá os mesmos ganhos que esperava. Não deve ser por isso que ela esteja se sentindo desamparada: ainda é muito, muito mais, do que 99% dos brasileiros² podem experimentar.

_________________________________________________________________________________

notas do blog:

1- "Messer" seria uma referência a Lionel MESSI;
2- Não cremos que Val Marchiori represente todos os brasileiros. Representa uma minoria. Representa, aliás, pouco ou nada deste país.

8 comentários:

  1. Cara, vergonha ALHEIA dessa Val.Mais uma vez, perdeu a oportunidade de diamante de ficar calada.Triste uma mulher vazia e engessada como ela ter tanta notoriedade.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Isabel.
    Obrigado por seu comentário.
    De fato essa é a melhor definição para a figura de Val Marchiori e o que ela representa: tristeza.

    ResponderExcluir
  3. Olha, é o cúmulo do ridículo. Nosso país não merece pessoas do gênero. E não tem cabimento algum esta rivalidade inventada entre Brasil e Argentina EM TODOS OS ÂMBITOS, não se restringindo às quatro linhas. Se porventura se restringisse, tudo bem, plausível. E saudável... Mas achar ruim o Papa ser argentino? Sério, é triste saber que são milhares de brasileiros que pensam deste modo. Pra começo de conversa, ele não está lá pra representar a Argentina. O propósito é outro. E bem maior. Por fim, afirmo: não poderia ter havido melhor escolha. Quanto à moça em questão, tenho dó. Simplesmente...

    ResponderExcluir
  4. Grato por sua participação, Murillo.
    De fato, envergonha profundamente tal postura, e mais ainda que a mesma tenha tanta "voz".
    Mas, como diz Roberto Carlos, "nós somos do bem, e o bem é a maioria".
    Ainda!
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre um prazer, Marcel.
      Pior que o fato da moça em questão possuir "voz", é quem dá crédito e "força" a ela, e ao que ela diz. Custo a acreditar!
      E sábias são as palavras "reais", amigo...
      Forte abraço!

      Excluir
  5. Assim como o blog, esse comentário não é moralista; é realista.

    Primeiramente, gostaria de fazer algumas perguntas a Val Marchiori:

    1) Qual o nível de conhecimento dela em relação ao Catolicismo?

    2)O que é xenofobia (sem dar exemplo, um professor ensinou que a pessoa realmente sabe algo, quando na maioria das vezes, explica o que é sem exemplificar)?

    3)Quantos protestos ela fez na vida? E na sequência, o que é protesto?

    4)A arrogância que lhe é peculiar, é natural ou é contratual?

    5) Pergunta bÔnus: conhece algo a respeito dos citados abaixo?

    Em segundo lugar, longe de discurso socialista (que não deu certo, aliás), algumas citações devem ser feitas, afinal com ou sem Porche:

    - João Cabral de Melo Neto, ainda que em um contexto diferente, em Morte e Vida Severina fala da "parte que te cabe desse latifúndio". O compositor Chico Buarque, inspirando-se, na canção "Funeral de um lavrador", como já explicou em entrevista a Jô Soares, coloca: "é de bom tamanho, nem largo nem fundo, é a parte que te cabe desse latifúndio".

    - Vinicius de Moraes, em sua canção "Testamento", disse: "Por cima uma laje. Embaixo a escuridão. É fogo, irmão! É fogo, irmão".

    - O Poeta da Vila, Noel Rosa, em "Filosofia": "quanto a você, da aristocracia, que tem dinheiro mas não compra alegria... Há de viver eternamente, sendo escrava dessa gente que cultiva hipocrisia".

    A parte que nos caberá após esse verdadeiro "latifúndio da vida", cara "mulher rica", poderá não ter as mesmas dimensões, mas terá a mesma finalidade.

    Por fim, respeitosamente em relação a importante informação dada pelo blog, me assusto: aproximadamente 125 mil seguidores e 25 mil "curtidores", respectivamente no twitter e no facebook?

    Quantos seguidores/curtidores teriam Antonio Carlos de Almeida Jobim e João Alves Jobin Saldanha, se vivos fossem? Olhando com cuidado, não ficaria surpreso se Val superasse as páginas das redes sociais dedicadas a homenagear ambos, dispostas para fãs.

    Algumém poderá argumentar com a expressiva votação obtida por Tirirca para ser legislador (entre outras fundamentais atribuições, que ele escancarou em campanha que não sabia quais era!!); explica, mas não justifica.

    As pessoas não devem continuar "alimentando" essas figuras no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erros de digitação, não de ortografia: 1) Tiririca 2)"quais eram".

      Excluir