segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Duetos (63)

No último dia 19 de outubro, comemorou-se o centenário do grande poeta e compositor Vinicius de Moraes. É de conhecimento geral a grande relação do poetinha com nossos irmãos argentinos. Na última quinta-feira, 17, o Centro Cultural Recoleta de Buenos Aires anunciou que realizará uma exposição em homenagem a Vinicius, onde está prevista inauguração para o dia 20 de novembro.
A mostra foi concebida a partir de uma de Marta Rodríguez Santamaría (carinhosamente conhecida por “Martita Argentina” no Brasil) ex-esposa de Vinícius, e deve apresentar uma seleção de 90 fotografias. O projeto também conta com a participação da artista plástica argentina Renata Schussheim, que foi amiga do compositor: “O objetivo desta homenagem é celebrar o centenário de seu nascimento e conseguir uma aproximação com o multifacetado artista, o grande poeta e compositor, roteirista, crítico, diplomata, jornalista e saudoso amigo", declarou em comunicado ao Centro Cultural Recoleta.

Vinicius conheceu Martita em 1975 durante um circuito universitário e um ano depois eles se casaram. Para ela o poeta escreveu o "Soneto de Marta":
Teu rosto, amada minha, é tão perfeito
Tem uma luz tão cálida e divina
Que é lindo vê-lo quando se ilumina
Como se um círio ardesse no teu peito
E é tão leve teu corpo de menina
Assim de amplos quadris e busto estreito
Que dir-se-ia uma jovem dançarina
Que pele branca e fina, e olhar direito.
Deverias chamar-te claridade
Pelo modo espontâneo, franco e aberto
Com que encheste de cor meu mundo escuro.
E sem olhar nem vida nem idade
Me deste de colher em tempo certo
Os frutos verdes deste amor maduro


O Hermanos & Brazucas presta singela homenagem ao centenário, citando excelente matéria do Estadão, onde é contada a relação do poeta com o país vizinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário