A marca de cachaça Ypióca lançou um comercial criado pela agência DM9Rio, produzido pela Sentimental Filmes e protagonizado pelo ator norte-americano John Travolta onde fica evidenciada a tentativa de fazer de uma bebida alcoólica (e seu consumo) motivo de orgulho nacional. O roteiro é simples e direto: enquanto caminha pelas ruas brasileiras, Travolta ouve a expressão “vamos brazilizar!” e ao mesmo tempo se depara com a famosa “ginga brasileira”: futebol, corpos esculturais e uma cachacinha... o resumo de puro lazer na praia.
O Diretor de Marketing da Ypióca, Eduardo Bendzius, declarou o seguinte a respeito do assunto: “no trabalho de planejamento, percebemos que o consumo da cachaça está muito associado ao comportamento típico do brasileiro, no qual há tempo para as conversas com os amigos, de forma despretensiosa. Queremos provocar essa ‘redescoberta’ do Brasil”.
| No Brasil, todo mundo é feliz e bem-humorado |
Respeitamos e (re)conhecemos a cultura de nosso país, desde sua origem racial até a relevância do futebol nessas terras, por exemplo. Mas, invariavelmente, o brasileiro costuma sentir-se ofendido quando lhe é atribuída essa imagem que o resume a “copo, corpo e bola”, principalmente quando a crítica vem de um estrangeiro. Sendo assim, fica nesse espaço mais um assunto para reflexão, lembrando que não buscamos dar lição, tampouco “brazilizar”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário