sábado, 26 de outubro de 2013

Propagandas (57)

A marca de cachaça Ypióca lançou um comercial criado pela agência DM9Rio, produzido pela Sentimental Filmes e protagonizado pelo ator norte-americano John Travolta onde fica evidenciada a tentativa de fazer de uma bebida alcoólica (e seu consumo) motivo de orgulho nacional. O roteiro é simples e direto: enquanto caminha pelas ruas brasileiras, Travolta ouve a expressão “vamos brazilizar!” e ao mesmo tempo se depara com a famosa “ginga brasileira”: futebol, corpos esculturais e uma cachacinha... o resumo de puro lazer na praia.


O Diretor de Marketing da Ypióca, Eduardo Bendzius, declarou o seguinte a respeito do assunto: “no trabalho de planejamento, percebemos que o consumo da cachaça está muito associado ao comportamento típico do brasileiro, no qual há tempo para as conversas com os amigos, de forma despretensiosa. Queremos provocar essa ‘redescoberta’ do Brasil”.

No Brasil, todo mundo é feliz e bem-humorado

Esse blog faz questão de ressaltar (e admitir) alguns pontos fundamentais: o perfil demonstrado no comercial é de fato intrínseco a determinada parte da população. Entretanto, não esqueçamos jamais de todos os problemas que assolam a nação brasileira – especialmente na esfera social – a ponto de generalizar de forma tão irresponsável.

Um brinde ao "nosso" BraZil

Respeitamos e (re)conhecemos a cultura de nosso país, desde sua origem racial até a relevância do futebol nessas terras, por exemplo. Mas, invariavelmente, o brasileiro costuma sentir-se ofendido quando lhe é atribuída essa imagem que o resume a “copo, corpo e bola”, principalmente quando a crítica vem de um estrangeiro. Sendo assim, fica nesse espaço mais um assunto para reflexão, lembrando que não buscamos dar lição, tampouco “brazilizar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário