sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Isso é Jornalismo? (45)

Mais uma polêmica envolvendo clubes brasileiros e argentinos! E, novamente, na Copa Sul-Americana  - mesma competição que foi "palco" dos lamentáveis episódios de Arsenal X Atlético-MG e São Paulo X Tigre, ano passado.

Mas dessa vez não foi por brigas dentro de campo, "catimba" ou confusões com a polícia. O jogo, na verdade, foi bastante tranquilo - e com futebol de baixa qualidade.

Matéria do GloboEsporte.com, da filial "EPTV" (Campinas e região): "Vélez não se vira para bandeira brasileira e irrita torcedores da Ponte"

O texto - e isso fica muito claro ao ler - é vazio em si mesmo, quase sem razão de ser feito, e acaba por contradizer-se.

A manchete, é claro, chama bastante a atenção: afinal, é uma chance e tanto de atrair cliques e views para a página do GE, fomentando a rivalidade entre os dois países, afirmando que "os argentinos" desrespeitaram "nossa" bandeira, pátria, hino...

O problema, mais uma vez, é que a própria matéria não consegue se sustentar: "trio de arbitragem também não se vira para a bandeira", diz a "gravata" do texto. Em nenhum momento do texto se fala da nacionalidade do juiz da partida e seus assistentes (eles são uruguaios, aliás), mas pondera: "(...) tal protocolo não precisa necessariamente ser seguido por estrangeiros - até porque, é bom ressaltar, apenas o hino do Brasil foi tocado, devido a uma lei estadual."

Pronto, o texto já perdeu sua razão de ser.

Mais adiante, lê-se: "A atitude [dos jogadores do Vélez] revoltou uma parte da torcida da Macaca, que passou a vaiar a atitude dos argentinos, mas foi logo abafada pela outra parte dos torcedores, que passou a cantar o hino nacional."

De novo, parece coisa de uma minoria, que quer achar um motivo para externar seu preconceito e seu ranço diante dos atletas do país vizinho.

foto (de qualidade muito ruim) que ilustra a matéria

Como não poderia deixar de ser, a pior parte veio nos comentários (parece que as pessoas tem uma espécie de fetiche por destilar ofensas e inverdades, carregadas de preconceito, sabendo do "anonimato" garantido pela internet):

Dom Fafito8 horas atrás
O negócio é bater de frente também e de agora em diante não respeitar mais caralha de argentina.... E fazer questão de dizer o motivo pelo qual está agindo dessa forma...
Egrojoleba9 horas atrás
falta de educação? isso é típico dos argentinos...
Marcelo Cesar7 horas atrás
Argentinos tem que cheirar em baixo dos braços dos brasileiros. Bando de invejosos e arrogantes. Nunca vão dar uma dentro contra o Brasil.
Sandra Silva8 horas atrás
pra que esperar educação de um argentino?
Ezequiel8 horas atrás
argentino é assim mesmo. chucros
Joaão Padilha8 horas atrás
depois eu falo q não gosto de argentino e é perseguição!!!
Ivens Rocha35 minutos atrás
Essa é fácil fácil de resolver. Façam o mesmo ou pior quando chegar a vez deles. Não sei porque ainda se discute isso. Sabemos da falta de caráter de argentinos, haja visto que o maior ídolo deles é um drogado traficante. Portanto esperar o que?
Rosely Cavalcante4 horas atrás
Independentemente de sermos um País pobre, sem educação, trabalho, com corruptos, etc..., está se falando de Pátria e isto tem que ser respeitada, sim. É lamentável a atitude dos IDIOTAS argentinos
Heliomar Barbosa8 horas atrás
Isto não supresa ,povo de Pais pobre e sem educação.
Caldeiraria Ltda7 horas atrás
Achei uma falta de respeito muito grande ao patriotismo de nosso povo por parte dos argentinos, não devemos seguir como exemplo atitude tão infeliz. 
Cassio Ferreira5 horas atrás
E a impressa brasileira tanto escrita como falada, ainda insiste no bordão nosso "hermanos". Este povo não respeita nosso pais, não gosta da gente , e não são , fique claro , não são nssos irmãos. Vamos parar com esta idiotice de cham argentino de hermanos. É só ver em todas as esferas que este povo é arrogante, falso, e não nos respeita.

Muita gente, porém, percebeu a incoerência - e a hipocrisia - em querer transformar a situação em algo maior do que ela é:

Vicente Almeida8 horas atrás
Gente eles não são obrigados a seguir este protocolo, já imaginaram brasileiros se virando para bandeira Argentina!!!! Que falta de matéria hem!!!!!!!
Rafael Augusto8 horas atrás
Jogo internacional deveria ter os dois hinos
Roberto Frederico8 horas atrás
Nem a comissão de arbitragem virou... Falta de assunto!
Paulo Fonseca8 horas atrás
mas nao é uma competicao internacional? nao deveria tocar o hino dos 2 paises?
Carlos Bauer
8 horas atrás
Vai entender essa hipocrisia.. Povo não conhece a própria história, não tá nem aí pro que os políticos fazem em Brasília, mas veja só: se revoltam quando alguém não respeita o hino nacional. Patriotismo só na hora do futebol? Eu, antes do jogo, quando vai tocar hino, eu simplesmente troco de canal. Que venham os demagogos falarem mal. Cambada de hipócritas! São os mesmos que tentam dar uma de espertos, furando fila ou dando um galo pra escapar daquela multa! Não sou papa-pau de argentino e nem visto camisa de outro país, mas sou realista e hino não diz se somos ou não patriotas!

Um comentário: