sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Off-Topic (8)

PEQUENAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A MORTE DE NELSON MANDELA


Mandela foi um grande homem. Dentre os grandes líderes do século XX, ele deve ficar numa galeria de 4 grandes nomes: Mohandas "Mahatma" Gandhi, Martin Luther King, Jr., e Karol Vojtyla (João Paulo II) são os outros três. Isso é apenas uma opinião, mas é senso comum tratar-se de 4 personalidades extremamente influentes, e que tiveram ações (sejam elas diretas ou mediante influência) que serviram para mudar o curso das coisas.

Dos 4, Gandhi e Luther King infelizmente não passaram para a nossa geração: morreram muito cedo, ambos assassinados. Mas deixaram exemplos atemporais: um, indiano-hindu, lutou pela independência do seu país, conseguindo a retirada dos britânicos; o outro, americano-batista, foi fundamental para que se modificassem as leis e os atos de segregação racial em sua terra; E ambos usaram-se de um mesmo expoente e foram exemplos para o mundo todo: lutaram arduamente contra as injustiças, mas amaram o inimigo, e usando-se da não-violência.

João Paulo II, um polonês-católico, chegou a "pertencer" à nossa geração (faleceu em 2005), mas também suas grandiosas contribuições foram nos anos 80 e 90: ajudou na queda do muro de Berlim, e foi responsável pela primeira grande reaproximação entre Católicos e Luteranos, depois de quase 500 anos distantes. Também ele sofreu uma tentativa de assassinato. E perdoou seu algoz.

Sem qualquer embasamento biográfico de Mandela (sul-africano e metodista) para dizer isso, tenho certeza de que ele foi influenciado por Gandhi e Luther King, e também por João Paulo, com quem teve vários encontros.


um dos maiores líderes do século XX: contra os preconceitos


A frase escolhida para ilustrar meu pensamento (vê-se na foto) diz o seguinte: "Ninguém nasce odiando outra pessoa por conta da cor de sua pele, de seu histórico ou sua religião. As pessoas aprendem a odiar, e se elas podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar, porque o amor vem mais naturalmente ao coração humano do que seu oposto".

E é essa a mensagem maior que Mandela deixou, mais que a luta silenciosa durante os 27 anos injustamente preso ou o grandioso combate ao Apartheid: Nelson Mandela deixou um exemplo importantíssimo: respeito às diferenças - e, consequentemente, um combate aos (nossos) preconceitos.


Ainda longe de agir com a nobreza dele, humildemente tentamos dar alguma sequência ao que Mandela ensinou: através do nosso blog, queremos expor e escancarar a forma com que somos muito passivos ao preconceito e à discriminação e como, principalmente, negamos isso dia sim, dia também.


Somos coniventes com o racismo, com a xenofobia (e não falamos somente de argentinos, mas também de qualquer estrangeiro, ou até mesmo pessoas do próprio país - nordestinos que o digam), homofobia, sexismo e, claro, as diferenças socio-econômicas.

Vivemos um apartheid velado.

25 comentários:

  1. Uma dúvida:


    porque este blog dedica-se 24 horas por dia a falar apenas, somente e tão-somente da "xenofobia" brasileira contra argentinos e não fala uma vírgula dos incontáveis comentários racistas de argentinos contra o Brasil e os brasileiros?

    O engraçado é que, quando falam da origem de expressões racistas argentinas contra os brasileiros, procuram dar um tom "divertido" para elas, como se fossem normais e aceitáveis, racionalizando-as.

    Exemplo disto está no post sobre a expressão "macaquitos", onde se mostra a origem racista da expressão, fala-se que ela é comum ainda hoje, mas querem tentar coloca-la como sendo algo engraçadinho e interessante quando é um apelido extremamente racista e que o argentino só emprega nesse contexto.

    Por favor, sejamos mais coerentes e menos "one-sided".

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, senhor anônimo.

    [é realmente triste que alguém com algum embasamento, como parecer ser o seu caso, reduza as coisas de forma tão simplista e tendenciosa: "one-sided" foi o seu comentário. Repare bem.]

    Primeiramente: por que o anonimato? Se não tem um blog, pelo menos assine.

    Partindo agora para suas "críticas":

    "24 horas por dia"...: bem, nós de fato gostaríamos de dedicar muito mais tempo ao blog, e material certamente não faltaria; no entanto, são 373 (com esta) postagens em mais de 4 anos.

    Nessas postagens, DIVERSOS temas são abordados, inclusive MUITAS demonstrações de respeito entre argentinos e brasileiros, brasileiros e argentinos.

    Não falamos somente da xenofobia (sem aspas) contra argentinos, mas também sobre homofobia, racismo (RACISMO), xenofobia contra nordestinos e paraguaios - também bolivianos, e outros. Preconceito e discriminação é o que não falta no Brasil. A gama é tão grande que podemos nos dedicar "24 horas por dia" sobre qualquer uma delas.

    Agora, quanto à sua crítica pontual, citando o post dos macaquitos, duas coisas:

    1) sobre qual post exatamente o senhor(a) está falando? Sobre o "Isso é Jornalismo! (31)" (http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2011/01/isso-e-jornalismo-30.html) ou o "Raça X Nacionalidade (6)" (http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2009/09/sao-dez-motivos-2.html)?

    2) No caso do primeiro, é um artigo assinado por um jornalista em especial, brasileiro, que morou (ou mora) em Buenos Aires e, por mais de 2 anos, frequentou diversos locais onde supostamente o termo seria usado: e, de acordo com ele, "macaquito" não é pronunciado; quanto ao segundo, é uma pequena postagem a respeito do termo, e que, também desmistifica que a versão "brasileira" dele - macaquito - seja usada, mas mostra como essa situação começou. Por mais que se diga que tentamos relativizar ou algo assim, nós expusemos o fato, inclusive postando a imagem de um jornal da época chamando brasileiros de "Monos".

    Agora, se o que você quer NÃO é o que fazemos (de novo, demonstrações de respeito de argentinos para com brasileiros e TAMBÉM de brasileiros para com argentinos, além de demonstrações de distorções do jornalismo, do humor e da publicidade sobre negros, homossexuais, argentinos, paraguaios, nordestinos), basta que o senhor ligue na Rede Globo, ou que veja o "Pânico", além de uma infinidade de blogs e sites na internet.

    Nós somos "contra a corrente", falamos aqui do que INFELIZMENTE a "grande mídia" não fala.

    E olha só, como somos criativos: já estamos quase na 400ª postagem. Haja criatividade e mentira pra contar!

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo: podendo, leia também esse post: http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2010/07/raca-x-nacionalidade-28.html

    ResponderExcluir
  4. Senhor anônimo: favor citar 10 casos de xenofobia de argentinos para com brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. "Incontáveis". Onde estão expostos, no seu blog? O que você faz parar divulgar tamanha barbaridade, Sr. Anônimo?

    Exemplifique, estamos curiosos. Porque neste espaço sim é demonstrado quase que diariamente...

    ResponderExcluir
  6. Ora, veja que apenas UM comentário destoando do proposito deste blog - que é apenas um, ou seja, mostrar que nos, brasileiros, somos um povo racista e xenófobo, enquanto os argentinos sao todos bonzinhos e tolerantes - ja provocou mais comentarios do que qq outro post!

    Sra. Ana, vou responder primeiro a senhora, que foi a mais explicita no seu cinismo:

    Usemos o EXATO MESMO METODO dos donos deste blog, que é pinçar comentarios em sites de noticias brasileiros de leitores anonimos. Procurem em sites argentinos sempre que há alguma noticia sobre o Brasil e contem a quantidade de comentarios xenofobos e racistas antibrasileiros, com os termos habituais: "negros de mierda", "monos", "macacos", etc, etc.

    O Djalma acima pediu dez exemplos. Terá algumas centenas, a sua vontade.

    E repito, usem O MESMO METODO que usaram aqui neste blog, ou seja, procurar comentarios soltos em sites de noticias.

    Sugiro começarem pelo diário Olé.

    ResponderExcluir
  7. Sobre o propósito do blog, fico feliz que o dono tenha assumido que é "one-sided" e cego para o racismo antibrasileiro na Argentina. Pelo menos foi coerente, melhor q os outros comentadores.

    Vejamos agora:

    "Não falamos somente da xenofobia (sem aspas) contra argentinos, mas também sobre homofobia, racismo (RACISMO), xenofobia contra nordestinos e paraguaios - também bolivianos, e outros. Preconceito e discriminação é o que não falta no Brasil. "

    --- Ou seja, o propósito do blog é falar de todas as discriminações existentes no Brasil, mas nunca de UM SO EXEMPLO de racismo antibrasileiro na Argentina (sem contar os demais racismos e demonstrações de xenofobia que há aqui - e que conheço bem, pois moro aqui e já havia visitado o pais varias vezes antes por ter nascido na fronteira do RS). Pensando bem, é até bom que não façam isso, pois a proposta do blog – assumida – de tentar fazer o publico crer que os brasileiros são as pessoas mais racistas e xenófobas do mundo e os argentinos são as mais tolerantes do planeta pode ficar seriamente prejudicada. O que se vê neste pais contra bolivianos, paraguaios, peruanos, negros e, em menor medida, chilenos e uruguaios é coisa que simplesmente não tem cabimento numa sociedade civilizada, e é a opinião de TODOS os não-argentinos com quem conversei até hoje e que moram aqui (ingleses, americanos, brasileiros, chilenos). Verdade seja dita, nós, brasileiros, dos cidadãos de países vizinhos, somos os que menos sofremos qualquer coisa aqui, até porque em geral somos ou turistas, ou migrantes bem qualificados e temporários (meu caso), ou estudantes. O que não nos isenta, é claro, de ouvir e ler barbaridades xenófobas. Há colunistas econômicos e políticos cuja única atividade é atacar os brasileiros e o Brasil (há o caso de um dio La Nacion, cujas colunas jamais seriam publicadas em jornais brasileiros por serem racismo e xenofobia pura contra um país), há jornalistas esportivos antibrasileiros, (aliás, a falta de profissionalismo do jornalismo daqui merece um capitulo a parte, é apenas propaganda barata anti ou pro Kirchner , ou anti e pro qualquer coisa, travestida de notícia), etc, etc.

    Quanto a expressão macaquitos, fiz referencia a tentativa de transformar um termo brutalmente racista em algo divertido, engraçadinho e folclórico, aceitável. Isso contrasta descaradamente com o rigor absurdo de vcs com qualquer piada que um brasileiro faça. Quando um argentino é racista, pode, porque é folclórico, divertido e legal ser racista. Quando um brasileiro faz qualquer piada (como nos vídeos de propaganda de cerveja) ele é um nazista. Hilariante, mas é o procedimento de vcs.

    ResponderExcluir
  8. Sobre a expressão:

    De fato, a expressão macaquitos não é comum. A expressão que qualquer argentino conhece é MACACOS (sem diminutivo) e já foi capa de jornal, é usada em transmissões radiofônicas e já foi usada em transmissões de TV (pelo que me contaram aqui, após a embaixada brasileira formalizar um protesto, a coisa parou)

    As demais, “monos”, “negros de mierda”, são parte do vocabulário comum para se referir a brasileiros e muito utilizadas em contexto desportivo, principalmente no rádio. É verdade que também já foram mais frequentes, mas ainda são comuníssimas em vários contextos. Um exemplo q me veio a mente foi o ocorrido no Bar Maluco Beleza (dedicado a musica brasileira, de má qualidade, geralmente) quando, após um jogo da seleção brasileira, ouviu-se um grupo de argentinos do lado de fora berrando “negros macacos”, “negros de mierda” e outras belezinhas. Nada em comparação, é verdade, com o que os bolivianos sofreram nas “villas” quando a Argentina levou seis da Bolívia, há uns anos.

    Poderia falar de outras coisas referentes a racismo e xenofobia, como o fato de que a mulher brasileira é aqui tratada como prostituta, fácil, objeto sexual barato e pior ainda se for negra ou mulata, o que acontece até mesmo com estudantes universitárias da UBA (e da parte dos seus queridos professores e de muitos alunos).

    Enfim, os exemplos são quase infinitos. Tudo isto é de conhecimento comum para quem conhece a Argentina um pouco além do turismo. Nem vale a pena insistir muito nisso, de tão notório que é.

    Enfim, fico contente ao menos que vcs nessa rápida troca de mensagens admitam que são cegos para o racismo antibrasileiro existente na Argentina e nunca falarão dele aqui. E que seu único objetivo – admitido também – é falar apenas dos preconceitos brasileiros e nunca dos argentinos (o que, repito, é até bom para a agenda q vcs defendem). A pouca relevância da Argentina na mídia brasileira (ao contrário do Brasil na mídia daqui, que é imensa) de certa forma ajuda que certas coisas não sejam divulgadas, embora sem duvida devessem.

    Ah, e meu nome é Ricardo. E agradeço a ideia de fazer um blog, vou pensar seriamente nela. Nunca tinha me ocorrido. Obrigado! ;-)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ricardo.

    Finalmente você assinou! Show de bola! Sempre que puder, assine, mesmo se/quando postar sem logar...

    Cara, vamos lá: sim, nosso objetivo é mostrar o preconceito existente em nosso país, em especial aquele contra os argentinos. Nisso, sim, somos "só de um lado", como você afirma. Mas seu argumento não resiste muito. Senão, vejamos.

    São seis tipos de postagem (7, com o off-topic), e uma delas se chama "Duetos": se você ver cada uma destas, verá vários bons exemplos de brasileiros para com argentinos; ora, se estivéssemos demonizando os brasileiros... jamais faríamos isso, correto?

    Ok, vejamos: outra crítica sua é de que nós simples e somente "compilamos comentários ofensivos em sites". Ah, é? Sério? Você viu quantas das, até agora, 382 postagens? Porque segundo sua afirmação todos os posts seriam um texto citando um punhado de críticas anônimas... e a imensa quantidade de comerciais, matérias jornalísticas, entrevistas, depoimentos assinados por personalidades? Na boa, procure mais, tem MUITA coisa.

    Queremos transformar os argentinos em anjinhos, sofredores? Não, óbvio que não! Mas o que a mídia brasileira mostra, e que muita gente (esse parece ser o seu caso) faz? simplesmente DECRETA que eles são de fato demônios (40 milhões de pessoas que pensam IGUALZINHO, simplesmente porque nasceram numa fronteira... Que milagre, hein? E você, e nossa mídia também fomentam o contrário: que o Brasil é inteiramente receptivo, simpático, amistoso...

    Citamos, meu caro, diversos artigos acadêmicos, assinados por sociólogos e antropólogos brasileiros... E te pergunto: há alguma outra página em português, algum jornal ou canal de tv, que se dedique a mostrar "o outro lado" -- o lado bom -- dos argentinos, no Brasil?

    Essa página aqui é nossa irmã na argentina: http://www.argentinabrasiljuntos.blogspot.com.br/

    Ela é criada por um argentino, apaixonado pelo Brasil, que deseja, também, a união entre os povos. Ja citamos MUITOS casos de argentinos elogiando e 'querendo' o Brasil. E sempre através de DEPOIMENTOS DE BRASILEIROS que "vieram, viram e venceram".

    Não cremos em mocinhos e bandidos, anjos e demônios, brasileiro naturalmente ruim e argentino completamente bom. Mas também sabemos que o contrário não existe!

    E reforço: os textos que você tanto criticou, por termos "relaxado" o termo, dado tom humorístico, foram escritos por BRASILEIROS. Procure o e-mail deles, twitter, e facebook dos mesmos, e diga a eles que estão errados pois você, na fronteira do RS, sabe que é tudo mentira.

    Tenho um livro pra te recomendar: "NÓS NÃO SOMOS RACISTAS". A autoria é de Ali Kamel, DIRETOR DE JORNALISMO DA REDE GLOBO.

    Quem sabe, ele pode te deixar cada vez mais convicto de que nós somos um blog a serviço de Adolf Hitler (afinal, ele não morreu e foi morar na Argentina, né?) e que, pra nós, o brasileiro é o novo judeu.

    PS: não, caríssimo, esse [ainda] não é o nosso post mais comentado... hehe, já sei, você só leu uns 10 posts, né? tem mais 380...

    PS²: monta o teu blog anti-Argentina, também, a gente vai fazer questão de divulgá-lo por aqui.

    Um abraço!
    Marcel Pilatti

    ResponderExcluir
  10. Estou aguardando Sr. Anônimo. Uma dica: não economize! Quando e como for possível, nos envie todo material que sustenta suas afirmações, de forma semelhante ao que ocorre nesse blog - que cita fontes, links, entrevistas, notícias, etc., e como diz o outro: "mata a cobra e mostra o pau".

    Concorda comigo que nessa situação embasamento é tudo? Achismo não tem vez. E pra citar mais um chavão, "falar até papagaio fala".

    Tenho certeza que os exemplos do preconceito argentino trazidos por você serão imediatamente publicados neste espaço de debate realista e sensato. Não terei preguiça EM CONTINUAR pesquisando; prometo que quando encontrar, mando notícias.

    Leia(m) mais as postagens do blog. O conteúdo é de primeira e relevante. Um exemplo? O post da propaganda da Ypióca aborda diversas questões (em um só), inclusive essa da "mulher objeto" citado por você...

    Aqui: http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2013/10/propagandas-57.html

    Ficamos no aguardo dos exemplos, dos comentários e críticas - fundamentadas, por favor!

    Ah, esse comentário também é direcionado ao leitor (que tem coragem de se identificar) Ricardo Pellegrini.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. "Ah, mas no rádio, não sei mais onde, no bar tal"

    Que show de argumentação, fico espantada! Olha, é praticamente um curso prático da teoria da prova.

    "são quase infinitos", "centenas"...

    MOSTRA, FILHO!

    ResponderExcluir
  12. Ana,


    Já citei os casos. Se você sabe ler, pode encontra-los.

    Grato,

    Ricardo.

    ResponderExcluir
  13. Djalma


    Obrigado por postar um link que pouco tem a ver com o que falei.

    Mas entendi, é mais do mesmo: o preconceito do argentino é sempre OK e válido, o do brasileiro é um escândalo nazista.

    E claro, o preconceito que o brasileiro sofre é sempre culpa dele mesmo, enquanto o preconceito q sofre o argentino é sempre culpa do brasileiro

    Já está claro qual o modus operandi aqui.


    Grato

    ResponderExcluir
  14. "Citamos, meu caro, diversos artigos acadêmicos, assinados por sociólogos e antropólogos brasileiros... E te pergunto: há alguma outra página em português, algum jornal ou canal de tv, que se dedique a mostrar "o outro lado" -- o lado bom -- dos argentinos, no Brasil?

    --- O único antropólogo que vcs citaram foi o Ronaldo Helal, e sua pesquisa contrasta em muito com a de outros. Se quisessem realmente estabeelecer um debate mais amplo citariam outros, com opinião divergente.

    Qto a haver uma página como a de vcs ,não há mesmo. Não vejo nenhuma página buscando twittadas e comentários de fóruns pra provar que existe um brutal sentimento nazistóide anti-argentino no Brasil. Ninguém exceto vcs se dedica a uma coisa ridícula dessas.

    "Não cremos em mocinhos e bandidos, anjos e demônios, brasileiro naturalmente ruim e argentino completamente bom. Mas também sabemos que o contrário não existe!"

    ---- A partir do momento em que a página ignora solenemente o anti-brasileirismo argentino, ela acredita, sim, em mocinho e bandido.

    "São seis tipos de postagem (7, com o off-topic), e uma delas se chama "Duetos": se você ver cada uma destas, verá vários bons exemplos de brasileiros para com argentinos; ora, se estivéssemos demonizando os brasileiros... jamais faríamos isso, correto?"

    ---- Não, não concordo. A demonização dos brasileiros ocorre no momento em que se hipervaloriza de maneira estrondosa e louca um comentário anonimo de forum de Internet ou uma twittada e não se fala de exemplos de preconceito e discriminação como estes que eu citei e que voces, é claro, não puderam desmentir porque sabem que é verdade.

    Se estivessem interessados DE FATO em construir pontes entre os dois povos - algo meritório e justificável, e que merece meu apoio, ainda mais por morar aqui - abordariam os dois lados da questão. Infelizmente, não é o caso.

    De qualquer forma, as coisas q citei aqui, gostem vcs ou não, não se passam com argentinos no Brasil. Tanto que aquele estereótipo citado por vcs, de brasileiro que trata bem estrangeiros, divertido, etc, é exatamente o que muitos deles tem de nós. Ou seja, fica claro quem discrimina quem.

    ResponderExcluir
  15. --- O único antropólogo que vcs citaram foi o Ronaldo Helal, e sua pesquisa contrasta em muito com a de outros. Se quisessem realmente estabeelecer um debate mais amplo citariam outros, com opinião divergente.

    Qto a haver uma página como a de vcs ,não há mesmo. Não vejo nenhuma página buscando twittadas e comentários de fóruns pra provar que existe um brutal sentimento nazistóide anti-argentino no Brasil. Ninguém exceto vcs se dedica a uma coisa ridícula dessas.

    --> http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2012/08/raca-x-nacionalidade-57.html

    temos também citações a textos de psicanlistas e psicólogos.

    -- "Não! O único é o Helal" hahaha

    ---- A partir do momento em que a página ignora solenemente o anti-brasileirismo argentino, ela acredita, sim, em mocinho e bandido.

    Estamos esperando você criar o seu blog, e trazer a "Verdade": brasileiros gente boa, que "aturam" argentinos mesmo sofrendo de modo flagrante, e "argentinos fdps", que zombam da inocência e amizade brasileira.

    Monte o seu blog.

    ---- Não, não concordo. A demonização dos brasileiros ocorre no momento em que se hipervaloriza de maneira estrondosa e louca um comentário anonimo de forum de Internet ou uma twittada e não se fala de exemplos de preconceito e discriminação como estes que eu citei e que voces, é claro, não puderam desmentir porque sabem que é verdade.

    - Bicho! Na Boa! Onde você quer chegar com essa história de que "pegamos" comentários e twittadas isoladas e montamos nossa página? De novo: são TREZENTAS E OITENTA E OITO POSTAGENS, tem propaganda, jornalismo, tudo. Várias vezes citamos comentários e postagens sim, mas é minoria, menos de 20% do material. O que você quer provar com isso?!?

    Se estivessem interessados DE FATO em construir pontes entre os dois povos - algo meritório e justificável, e que merece meu apoio, ainda mais por morar aqui - abordariam os dois lados da questão. Infelizmente, não é o caso.

    -- Você mora na Argentina? Por quê? Há quanto tempo? Se tudo o que tem pra citar - jornalismo bandido, assédio moral e sexual, racismo e otras cosítas más (literalmente) - por que continua aí? Que benefícios a Argentina te traz? Que coisas positivas o convívio com pessoas 100% desgraçadas e prepotentes pode te trazer? És a voz no deserto? Quer se tornar um mártir? O que, exatamente, faz com que um brasileiro que tem uma imagem totalmente negativa de um território e um povo siga vivendo lá?

    Nós do blog SEMPRE recebemos amistosos conselhos do tipo "por que não se muda pra Argentina então, seu fdp!?!?!"

    Crie seu blog, por favor.

    Uma pergunta: você perturba da mesma forma o pessoal do "Paraguay Teete", que citamos aqui esses dias? Você acha, também, que não existe xenofobia contra paraguayos, e que o blog deles é também "discurso fabricado e ódio patológico"?

    ResponderExcluir
  16. Ricardo Pellegrini:

    --> http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2013/04/isso-e-jornalismo-39.html

    "Não tem nenhum problema uma pessoa pública e com notoriedade falar isso, ô povo stressado!"

    --> http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2011/01/propagandas-37.html

    "Não tem nenhum problema um órgão público tratar uma questão desse tamanho de maneira assim"

    --> http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2013/09/raca-x-nacionalidade-61.html

    "Mentira do argentino! ele deve ter feito alguma coisas, os policiais agiram corretamente"

    ResponderExcluir
  17. --> http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2010/01/raca-x-nacionalidade-14.html

    MENTIRA DA ONU, quem é ONU?

    --> http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2010/01/isso-e-jornalismo-13.html

    E daí, e daí, e daí????

    --> http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2009/12/raca-x-nacionalidade-10.html

    Quem é Alberto Dines? Ninguém!

    ResponderExcluir
  18. Ricardo, até agora só vimos achismo de sua parte. Encare os fatos.

    ResponderExcluir
  19. Comentários xenófobos são postados na internet sozinhos, ou pessoas digitam-nos?

    Está mais do que claro que elas são se escondem atrás da tela.

    ResponderExcluir
  20. Aliás, Ricardo, uma coisa que esqueci de citar: você que quer provar pro mundo que se o argentino sofre preconceito é totalmente culpa dele e que se o brasileiro sofre preconceito é coisa de argentino.

    E você sabe disso.

    Reclame com os ingleses!

    http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2010/12/propagandas-35.html

    ResponderExcluir
  21. Só um detalhe: agora é que vi que a "Ana" e o "Djalma" postaram um em seguida do outro. How nice!

    :D

    ResponderExcluir
  22. "- Bicho! Na Boa! Onde você quer chegar com essa história de que "pegamos" comentários e twittadas isoladas e montamos nossa página? De novo: são TREZENTAS E OITENTA E OITO POSTAGENS, tem propaganda, jornalismo, tudo"

    Que vcs pegam comentários e tuitadas isoladas é um fato.

    Quanto ao resto do conteúdo, é basicamente na mesma linha, demonização cega dos brasileiros e santificação e justificação forçada dos argentinos.

    ResponderExcluir
  23. "-- Você mora na Argentina? Por quê? Há quanto tempo? Se tudo o que tem pra citar - jornalismo bandido, assédio moral e sexual, racismo e otras cosítas más (literalmente) - por que continua aí? Que benefícios a Argentina te traz? Que coisas positivas o convívio com pessoas 100% desgraçadas e prepotentes pode te trazer? És a voz no deserto? Quer se tornar um mártir? O que, exatamente, faz com que um brasileiro que tem uma imagem totalmente negativa de um território e um povo siga vivendo lá?"

    1 - Não creio que lhe deva satisfações sobre o motivo pelo qual vivo aqui. E não sei a razão pela qual isso seria relevante.

    2- Não disse que os argentinos são, 100%, desgraçados e prepotentes. Falácia do espantalho de novo. Vocês não conseguem articular UMA linha argumentativa lógica, é impressionante.

    3- Podem a partir de agora parar de reclamar de brasileiros que dizem "por que não se muda para Argentina então, seu fdp!?!?!", pois foi exatamente isso que acabou de fazer, só que ao contrário.

    4- Devolvo a pergunta: se tem tudo isso que vcs citam aqui , porque há tantos argentinos no Brasil para "reclamar" de como são "horrorosamente" maltratados? Se o brasileiro é o povo mais racista e xenófobo do mundo, porque vão pra pra sofrerem a temível xenofobia dos brasileiros?

    ResponderExcluir
  24. Ah, e pro Marcel (suponho que seja ele quem responda, quando não é o Djalma)

    "Aliás, Ricardo, uma coisa que esqueci de citar: você que quer provar pro mundo que se o argentino sofre preconceito é totalmente culpa dele e que se o brasileiro sofre preconceito é coisa de argentino.

    E você sabe disso.

    Reclame com os ingleses!

    http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2010/12/propagandas-35.html"


    --- É sério isso? Vc realmente quis usar isso como "argumento"? E ainda tentando colocar na minha boca essas palavras? Hahahahah!

    Francamente, rapaz, não é mas decente vc admitir que não tem argumentos em vez de tentar inverter e mentir?

    Muito obrigado por confirmar o que eu venho dizendo: o racismo, o preconceito e a xenofobia dos argentinos é SEMPRE justificado por vocês, enquanto a xenofobia anti-argentinos que vcs dizem existir no Brasil é condenada e aumentada. Uma é OK, a outra é elevada a níveis inexistentes. Vcs nunca me decepcionam! hahaha

    ResponderExcluir
  25. "é sério?"

    De agora em diante, Ricardo, não te responderei mais.

    Seus comentários permanecerão aqui.

    Quando a gente for transformar o blog em livro, a gente manda pra você. Deixe algum contato - nem que seja pra você queimar em praça pública.

    Ah, esqueci, você não gosta de contos infantis.

    Deixa a gente, cara.

    A gente gosta de fábulas e contos de fadas.

    Marcel

    ResponderExcluir