segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Raça X Nacionalidade (71)

A instituição, localizada em Foz do Iguaçu-PR, chama-se UNILA (uma abreviação de "Universidade Federal da Integração Latino-Americana"). Integração, grifamos.

A notícia é essa: "Estudante da Unila sofre agressão em Foz do Iguaçu". Trata-se de uma ocorrência de discriminação (primeiramente com agressões verbais, e depois físicas) a um aluno uruguaio e à sua namorada, equatoriana. Veja mais detalhes sobre o caso aqui.

Grupo de estudantes paraguaios da Unila
Trecho do depoimento de Gisele Ricobom, Pró-Reitora de Assuntos Institucionais e Internacionais da Universidade, em entrevista à Rádio CBN: "Além da discriminação que infelizmente a gente às vezes tem notícia na cidade que ocorre em relação aos alunos por serem estrangeiros (...) Estamos promovendo, tentando chamar os meios de comunicação, pra explicar à sociedade porque que isso não deve ocorrer. (...) Essa discussão tem que ser feita porque reiteradamente a gente tem visto uma certa resistência."

2 comentários:

  1. E tem uns caras de pau que pensam que esse blog INVENTA as coisas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que realmente "pensam" isso? Ou somente tentam disfarçar?

      Como diria o grande artista brasileiro idolatrado na Argentina, Caetano Veloso: "É que Narciso acha feio o que não é espelho..."

      Excluir