sexta-feira, 14 de março de 2014

Isso é Jornalismo! (58)

Vale ler o artigo "O Futebol e o País", de Arthur Dapieve, publicado hoje no jornal "O Globo", comentando as recentes situações de racismo que aconteceram no futebol brasileiro.

Trechos que destacamos:

"Reações de apoio às vítimas e de repúdio aos imbecis logo vieram de muitas partes, inclusive da presidente Dilma Rousseff, mas todas elas continham em si alguma dose de surpresa, como se dissessem: “Racismo no Brasil?! É inacreditável... Racismo só há na casa dos outros!”. Difícil é crer que alguém de fato acredite nisso. (...) O racismo boleiro é uma irrupção do racismo maior, enraizado e dissimulado na sociedade brasileira. Nem poderia ser diferente quando se foi escravocrata, por assim dizer, até anteontem.

"Os discursos dos governos, da publicidade e de grande parte da imprensa esportiva alimentam a ilusão de que o futebol vive num universo paralelo, autônomo em relação ao resto do país. Este pode ser violento, corrupto e racista, mas o futebol, ah, não, só ressalta virtudes que nos atribuímos: a alegria, a solidariedade, a criatividade. Isso subentende a ideia igualmente falsa de que italianos não são alegres, japoneses solidários ou alemães criativos, para ficarmos só nos contrassensos mais escandalosos. Seja como for, o marco zero do nacionalismo é assunto para outro dia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário