terça-feira, 11 de março de 2014

Raça X Nacionalidade (75)

Aos poucos, aquela tola ideia de "localizar", "isolar" e "individualizar" o problema vai se tornando indefensável...

//

o jogador Assis, do Uberlândia E.C.
10 de março, Minas GeraisLateral do Uberlândia sofre ofensas racistas; torcedor do Mamoré é detido Em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, um torcedor do Esporte Clube Mamoré, de 45 anos, foi preso após ofender o lateral-esquerdo Assis, do Uberlândia Esporte (UEC), com expressões racistas. Segundo consta no boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar (PM) da cidade, o jogador de 28 anos estava aquecendo antes de iniciar o segundo tempo da partida válida pela 10ª rodada da primeira fase, no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz. Francisco de Assis estava próximo ao alambrado da arquibancada rival quando o torcedor proferiu as palavras “macaco, negro, safado e fedorento”. Testemunhas acionaram a equipe policial que estava no local e confirmaram o fato. (ver o link da matéria)

ofensa aconteceu quando Arouca era entrevistado
06 de março, São Paulo:  Arouca é vítima de ofensas racistas em Mogi Mirim, diz rádio ESPN O volante Arouca, do Santos, foi mais uma vítima de ofensas racistas nesta quinta-feira. O jogador foi chamado de "macaco" por torcedores do Mogi Mirim, após a goleada do time santista por 5 a 2, fora de casa, em partida válida pelo Campeonato Paulista. As informações são da ESPN. Segundo a reportagem, o atleta estava concedendo entrevista quando três pessoas identificadas com o Mogi Mirim passaram a ofendê-lo. Arouca, então, procurou-os pela arquibancada, mas não conseguiu localizá-los. (ver o link da matéria)

bananas foram atiradas no carro do árbitro
05 de março, Rio Grande do SulÁrbitro sofre insultos racistas em Bento Gonçalves O árbitro Márcio Chagas da Silva foi mais uma vítima de racismo no futebol. O árbitro sofreu com as miniestações antes, durante e depois do jogo entre Esportivo e Veranópolis (...) Um grupo de cerca de 20 torcedores do Esportivo o chamou repetidas vezes de "macaco selvagem" (...):  “Aconteceu mais um fato lamentável de racismo em Bento. Quando entrei no campo de jogo, já escutei palavras racistas da torcida do Esportivo em relação a minha pessoa, me chamando de macaco”, disse o árbitro em entrevista à Rádio Guaíba. Ao chegar ao estacionamento do estádio destinado à arbitragem, ele ainda encontrou o seu carro amassado. Além disso, duas bananas foram colocadas em cima do automóvel depois do confronto. (ver o link da matéria)

3 comentários:

  1. Algo mais preocupante ainda, é que o futebol tem sido usado como blindagem para tais atos - como disseram ontem no programa Linha de Passe da ESPN Brasil, os jornalistas Paulo Vinicius Coelho e Juca Kfouri.

    "é coisa do jogo" - costuma-se dizer. Mas torcedor, na arquibancada?

    "não se pode falar mais nada" - também é comum.

    Não, não se pode. É crime (também ressaltaram os jornalistas na crítica).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o curioso é que os mesmos hipócritas que dizem "é coisa do jogo", aqui, são os que afirmam que "os argentinos são racistas" usando o exemplo do... futebol ;)

      Excluir
  2. Depois racismo é só na Argentina, né??!

    ResponderExcluir