domingo, 13 de abril de 2014

Raça X Nacionalidade (77)

Sempre consideramos lamentável quando acontece algum tipo de crime racial. O futebol, ultimamente, tem sido o maior 'veículo' de propagação desse tipo de atitude. Quando ocorre com torcedores, é algo terrível.

Na última quinta-feira (10), em Curitiba, aconteceu um caso de injúria racial no jogo Paraná Clube X São bernardo: torcedores do time paranaense ofenderam o jogador Marino, do clube Paulista. Confira aqui a matéria completa do jornal Gazeta do Povo, o maior do estado do Paraná.

Marino registrou boletim de ocorrência
"Quando tomei cartão vermelho, ouvi torcedores me chamarem de macaco e gorila. O segurança do Paraná viu e foi atrás, mas o torcedor fugiu. É lamentável que isso aconteça no futebol, ainda mais no Brasil com maioria negra", disse Marino.

Outro caso ocorreu com Neymar, na Espanha, no último sábado. O craque brasileiro foi ofendido por torcedores do Barça quando os integrantes da equipe retornavam ao centro de treinamentos:


Repetimos: lamentável, triste e condenável. Mas quando isso parte de profissionais da imprensa, deixa de se ter qualquer tipo de justificativa a respeito do "calor do momento" ou até mesmo da "vontade de desestabilizar".

Foi o que aconteceu hoje, na final do Campeonato Paranaense: o "jornalista" Lourival Santos, do SBT-Paraná, ofendeu o jogador Maicon, do Londrina, após o lateral ter marcado o primeiro gol de sua equipe diante do Maringá, time da cidade onde Lourival atua(va).

Lourival Santos foi detido

Um comentário: