quarta-feira, 28 de maio de 2014

Isso é Jornalismo! (59)

Matéria publicada semana passada no Meio & Mensagem, renomado veículo direcionado ao público de publicidade e marketing brasileiro.

Copa: Argentina 8 x 0

Em meio a tantos filmes com a temática do Mundial, países fãs de futebol têm de fazer bonito para conquistar o público e criar conexão verdadeira com o torcedor. Nesse campo, a Argentina se apresenta como forte candidata ao título. Das melhores campanhas (no gramado são outros quinhentos)

As campanhas voltadas a futebol já estão aí, disputando nossa atenção. Mas quantas falam ao coração, emocionam de verdade? Antes de pensar nessa resposta pelo nosso lado, conferi o que nossos tradicionais rivais nos gramados estão preparando para o Mundial. A Argentina está colocando no ar filmes com forte vínculo emocional. Afinal, eles são apaixonados pelo futebol como nós, brasileiros, mas não estão obrigados a responder pela organização da Copa. E isso faz uma tremenda diferença.

Sem ganhar o Mundial há 28 anos, a Argentina passa a mensagem que é desta vez que eles conquistam o título. E eles estão com fé. Se depender do tom dos filmes, nossos vizinhos serão os campeões. Basta que a seleção jogue como argentinos, abrace a alma, traga de volta o melhor sentimento, vista a camisa e mostre ao mundo quem ele (o mundo) está enfrentando. É o que se capta de oito campanhas selecionadas em rápido giro pelo rol de filmes disponíveis na web. Pela qualidade dessas campanhas, é possível concluir que, nesse campo, eles estão batendo um bolão.

(Já no gramado são outros quinhentos. Messi pode ter dado autógrafo estes dias prometendo levar a taça para a Argentina, mas o futebol é daqueles esportes que gostam de desafiar os deuses.)

Nos próximos dias, iremos atrás de mais campanhas feitas para a Copa, mas por outros países que vão disputar o Mundial. Indicações são bem-vindas. Por enquanto, nesse campeonato, a Argentina está com 8 x 0. Vamos ver como se saem Inglaterra, Alemanha, Portugal, Espanha, Uruguai, Brasil...

Um comentário:

  1. Realmente, a Argentina sempre foi pioneira em comerciais emocionantes nas Copas do Mundo; nessa o destaque está ainda maior pelo fato de outros países por enquanto ainda estarem deixando a desejar.

    Quem não se lembra daquele comercial do banco HSBC, que passava nas chamadas da Fórmula 1, no ano 2000? Tocava a música "Isso Aqui O Que É"... Ou da música da Copa de 1998 no SBT? Infelizmente já existe um ar de nostalgia nessas coisas.

    ResponderExcluir