segunda-feira, 23 de junho de 2014

Duetos (85)

Maravilhoso trabalho de Samantha Vitz Quadrat, abordando um momento histórico bastante triste mas igualmente importante para Brasil e Argentina: o período em que os dois países estiveram sob regimes ditatoriais militares.

O título é "Solidariedade no exílio: os laços entre argentinos e brasileiros" e conta sobre o desenvolvimento de profunda amizade e respeito entre exilados das duas nações.

Um aperitivo: "Se a identidade era construída destacadamente ao redor da militância política, no exílio ela deverá também ser reconstruída, reinventada. (...) A militância deveria ser de outra maneira, embora muitos alimentassem o desejo de voltar à Argentina. Além disso, uma questão importante rondava a grande maioria dos entrevistados: ficar ou não no Brasil? Seria  apenas um lugar de passagem? (...) se tivemos uma repressão sem fronteiras, tivemos também uma rede internacional de solidariedade, de respeito à vida humana, de amor, de paz e ao mesmo tempo de gana por justiça, pelo fim das ditaduras e pela restauração da democracia na região".

Nenhum comentário:

Postar um comentário