quarta-feira, 11 de junho de 2014

Muito Além do Futebol... (87)

A pesquisa abaixo foi publicada ontem pelo New York Times: quase 20.000 pessoas, oriundas de 19 países diferentes, tiveram de responder três perguntas: 1) Quem vencerá a Copa? 2) Que time você torce contra? 3) Quem tem o futebol mais bonito?

Selecionamos, no recorte abaixo, as respostas de brasileiros e argentinos:

Pesquisa conduzida pelo NYT. Clique na imagem para ampliar.






Analisando cada umas das questões e seus percentuais, concluímos o óbvio:

- argentinos respeitam mais o futebol brasileiro do que o contrário: um quarto dos argentinos considera, após a sua seleção, a brasileira como favorita; como possibilidade máxima, um décimo dos brasileiros - no máximo, no máximo - apontaria a seleção argentina como provável campeã;

- brasileiros se incomodam mais com os argentinos do que o contrário: a seleção brasileira, além de não ser a primeira na torcida "contra" dos argentinos, tem um "empate técnico" com a seleção americana; os argentinos são a "última hipótese" de um a cada três brasileiros;

- argentinos gostam mais do futebol brasileiro do que o contrário: a seleção brasileira é apontada como a de melhor jogo por 4 cada 10 argentinos; como possibilidade máxima - no máximo, no máximo - 1,8 cada 10 brasileiros mencionaria o futebol argentino.

Nada que surpreenda.

Um comentário:

  1. E derruba mais uma vez o mito de que o argentino "odeia" o brasileiro em questão de torcida na mesma proporção contrária, haja vista que é dos ingleses que eles tem a maior birra.

    Ráá!

    Abraço.

    Djalma

    ResponderExcluir