quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Raça X Nacionalidade (87)

Uma das melhores definições sobre a disciplina de História é esta: "Analisar o passado para se compreender o presente".

Em tempos onde, novamente, a Argentina enfrenta grave crise econômica e, novamente, se ouvem piadas e deboches sobre o país vizinho, vale relembrar uma matéria publicada pela Folha de S.Paulo em 2001, quando foi decretada a moratória e três presidentes estiveram na Casa Rosada em apenas um mês!

À época do artigo publicado pela Folha, a internet ainda engatinhava: não havia nem sinal das famigeradas "redes sociais" e a comunicação via e-mails era muito mais intensa.


Para se ter uma ideia da repercussão que esse tipo de situação causava, foram entrevistados personagens importantes da Política e Economia da Argentina, solicitando comentários sobre a piada de (muito) mau gosto.


O jornal argentino "Ámbito Financiero" reproduziu a imagem e comentou: "não todos, mas muitos brasileiros desejariam na realidade o desaparecimento de nosso país".

Curiosamente, datam da mesma época os mais antigos materiais provocativos que nosso blog já encontrou: por exemplo, no início de 2002 fez muito sucesso este e-mail, falando sobre os "Motivos para ser de determinada nacionalidade". Em 2000 também circulou este comercial, da própria Folha de S.Paulo, o primeiro a estereotipar argentinos na publicidade.

2 comentários:

  1. Pelo que me lembro, foi a partir dessa época que a Argentina passou a ter "fama de quebrada". Quando quem deveria colocar o dedo na ferida e fazer algo leva na piada...

    ResponderExcluir