segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Off-Topic (17)

Gostaríamos de recomendar o seguinte artigo, publicado na Revista "Caminhos de Geografia": "Migração de argentinos para o Brasil: o caso de Armação de Búzios (RJ)".

Armação de Búzios (RJ)
Um resumo: "Apresenta-se um estudo de caso, cujo objetivo consiste em avaliar e compreender of fluxo migratório de argentinos para o município de Armação dos Búzios (RJ). A análise possui por fim compreender as conseqüências do processo de re-territorialização dos imigrantes e a sua implicação na formação das redes sociais no novo ambiente. Para tal, foram realizadas entrevistas, de caráter qualitativo, com o escopo de traçar o perfil do imigrante, a motivação do movimento migratório e a formação de redes sociais."

A autora, Jimena Harguindeguy, comentou em um artigo que falava sobre argentinos: "Sou argentina, mas moro no Brasil desde meus 3 anos de idade. Não possuo sotaque, nunca estudei na argentina. Sou mais brasileira que argentina, mas já sofri discriminação. Sempre sou apontada como "a argentina", mesmo que num nível "light". (...) Estou fazendo minha monografia de fim de curso (em Geografia) sobre os Argentinos em Búzios (RJ). Citarei esta matéria, pois percebi nos entrevistados muitas reclamações de discriminação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário