quinta-feira, 23 de julho de 2015

Isso é Jornalismo? (60)

Mais um capítulo do "vamos botar alguma coisinha contra argentinos aqui pra chamar a atenção e daí depois a gente arruma".

Na página principal do site GloboEsporte.com noticiou-se a primeira partida de Lukas Podolski - aquele que quis virar 'brasileiro por adoção' na Copa do Mundo - em seu novo clube. A manchete: "Na estreia pelo Galatasaray, Podolski é agredido por argentinos".

Essa foi a chamada. Nada sobre gols, assistências, participação em campo, presença dos torcedores, etc.

Clicando no link, abre-se a matéria e o título já é um pouco diferente: "Na estreia pelo Galatasaray, Podolski faz gol, mas briga com argentinos".

É importante frisar, é claro: argentinos.

Mudança de enfoque: agora, menciona-se um pouco da performance em campo do jogador, e além disso temos que, em vez de "ser agredido", ele "brigou". Ora, ser agredido e brigar de fato são coisas diferentes: "quando um não quer dois não brigam", dizem.

Mas, tendo agredido ou brigado, não importa: foi com argentinos. Não esqueçam.

Aí vem a descrição da matéria, e a coisa parece ainda mais distante do que sugeria a chamada inicial: "Numa discussão com o zagueiro Cabral, o alemão chegou a dar um tapa no defensor, e em seguida levou o troco".

A confusão se estende, e talvez a matéria se baseie no que acontece em seguida: "Depois, recebeu um soco de Augusto Fernández, que chegou por trás".

Confira o video:


Não nos custa lembrar um pouquinho do histórico de Lukas Podolski, inclusive contra companheiros de seleção.

Em tempo: se o GE.com existisse em 1995, provavelmente diriam: "Edmundo é agredido por argentinos"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário