sábado, 22 de agosto de 2009

Muito Além do Futebol... (5)

Em 2007, como todos sabem, o Brasil sediou os Jogos Pan-Americanos. A delegação brasileira foi uma das três mais vencedoras, levando diversas medalhas de ouro. Uma delas foi no Handebol.

Na final, a seleção brasileira superou a argentina por 30 a 22. Mas o que marcou aquela partida não foi a qualidade técnica, mas sim a lamentável confusão acontecida no final...

Nos propomos a analisar aqui três coisas: duas matérias sobre a partida, uma do UOL, outra do iG, e os comentários dos torcedores num dos vídeos da briga postado no YouTube.
_____________________________________________
Poderíamos fazer, inclusive, um post no estilo "Isto é jornalismo?" com a matéria do portal iG, devido a algumas palavras ditas e transcritas, mas preferimos deixar a cargo do leitor essa diferenciação.

No texto do referido portal, a ênfase é dada à provável "culpa" dos jogadores argentinos, e se dá muito espaço às provocações de um dos jogadores da 'nossa' (de quem?) seleção.

Por exemplo, no trecho intitulado "A Briga", a primeira frase cita o brasileiro como vítima: "O ponta-direita Silvio Alvim de Laureano, o Silvinho, que saiu da quadra com um ferimento na testa, acusou o jogador argentino Leonardo Querin de tê-lo agredido". Não satisfeitos, a redação ainda 'apimenta' a rivalidade com um quê de desprezo ao complementar a frase de Laureano: "Ele me bateu por trás, eu estava separando a briga. É típico de argentino".

Como não bastasse, a provocação do jogador brasileiro vai além. Perguntado se prestaria queixa para que o agressor argentino tivesse de prestar serviços comunitários no Brasil, Laureano diz: "Não quero um argentino dando comida para o meu povo". A redação apimenta e coloca o termo "alfinetou" após refraseá-lo.

Até finalizar os comentários sobre a briga, a matéria se dedia exclusivamente a culpar os argentinos, apresentar os brasileiros como vítimas e a provocar mais vezes: "eles conseguiram estragar a festa", "Em todos os jogos isso acontece com esse rapaz" e "Eles [argentinos] tinham que pensar melhor porque só por causa da pressão da torcida, eles perderam a cabeça", são exemplos.

Em resumo, não há investigação qualquer do fato, sobre quem agrediu primeiro ou o porquê dessa agressão. Do contrário, ao citar tal frase, o editorial se posiciona de um dos lados e, por isso, exclui qualquer necessidade de investigação mais aprofundada.



Já a matéria do UOL poderia ser num post "Isso é jornalismo!".

O título dá ênfase ao pedido de desculpas do técnico da seleção 'deles', lamentando o ocorrido. Em seguida, a matéria dá voz aos jogadores argentinos, coisa que não aconteceu na do iG: "[Bruno Santana] deu soco nas costas de nossos jogadores o jogo todo".

No parágrafo seguinte, dois jogadores da Argentina são citados, e o texto chama o atacante Leonardo de 'pivô da confusão', dando a entender que do brasileiro é que teriam partido as provocações. A matéria enfatiza que "o brasileiro Léo acabou não dando entrevista para a imprensa", mas não menciona o motivo.

O texto do UOL também cita a frase do comandante argentino, pedindo desculpas pelo incidente, dizendo que "Meus jogadores perderam o controle, independentemente das provocações". No entanto, se o leitor pensa que a nossa posição ao elogiar a matéria do UOL em detrimento à do iG se deve ao fato de esses supostamente "defenderem" os argentinos, se enganam.

A publicação apresenta, posteriormente, a versão dos brasileiros: são citadas algumas frases também mencionadas no iG, como "Eles tentaram enfeiar nossa festa. É típico deles essa covardia" e "Eles não gostaram que estavam perdendo o jogo inteiro e ficaram nervosos".

Finalizando, o texto menciona a participação da torcida: "alguns [jogadores] argentinos responderam aos palavrões da torcida com gestos obscenos e jogando garrafas de água". E sobre a premiação, o destaque é notável: "Na entrega das medalhas, os visitantes foram vaiados", e ainda "A torcida e o time brasileiros cantavam 'vou festejar o teu sofrer, o teu penar'".



Concluindo, a grande diferença entre as duas reportagens foi que enquanto uma delas se ocupou de somente desprezar o "outro lado" omitindo diversas informações ao bel-prazer, a outra procurou investigar os fatos e colocar todas as versões à prova, sem absolver este ou aquele.

Em tempo: a foto da matéria do iG mostra o brasileiro sorrindo e mostrando o machucado, ao passo que a do UOL mostra um jogador argentino contendo o outro em meio à confusão.
______________________________________________________________
Para finalizar o nosso ponto-de-vista, colocaremos aqui oito dos comentários postados no YouTube sobre essa confusão: 99% dos comentários são no mesmo tom.
slipknot666401 (1 semana atrás)
puta qui pariu eu matario pelomenos ums tres argentino ae cra nossa que vontade de star ali !!!! ARGENTINOS CUSAO !!!!
duffcs10 (2 semanas atrás)
Aiaiai...o que eu nao daria pra ta nesse meio...Uns 5 argentinos eu mandava pro hospital...!!!! 100% Jiu-jitsu!!!
 
ha01wes (2 semanas atrás)
queria ver a torcida br invadi a quadra e come o cu desses argentino, bando de frango
juliano777mjl (2 meses atrás)
argentino nao aceita perder para o brasil..esse paneleiros ..a torcida deveria ter espancado esse viados..
 
sergioerosana (10 meses atrás)
pow bem q a torcida podia invadir huhu espanca os argentino hAUSHUashuAHSUahsuAHSU
 
rafawkr (1 ano atrás)
joga uma bomba na argentina!
 
LesCrapio (1 ano atrás)
Nós somos moles demais com esse bando de filhos da puta de merda metidos a racistas e que só nos querem mal.
 
feetbeauty (1 ano atrás)
a r g e n t i n o s
sukatas humanas
espiritos de porco
lixo humanos
vermes ...

Um comentário:

  1. claro q a culpa eho dus argentino meo! bando de cuzaum esse kra! num sabem perde! brasil eh penta poha!

    ResponderExcluir