segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Propagandas (5)


Esse é mais um e-mail que circula bastante na internet e, de tempos em tempos, a gente recebe. Desde 2006 lembro de receber, e a última vez foi ano passado, antes do jogo Brasil 0x0 Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2010.

É um e-mail falacioso, que contribui para o pensamento comodista "odeio os argentinos porque eles odeiam o Brasil".

A falácia* começa pela descrição, que diz: "As três fotos são de outdoors. O primeiro outdoor, que saiu na Argentina, é de um anúncio de preservativos gozando com os brasileiros, antes de uma partida de futebol entre Brasil e Argentina. Os outros 2 são as respostas de publicitários brasileiros".

A descrição é falaciosa pelo seguinte: ao dizer que o outdoor argentino é que faz a provocação, espera-se que o escrito seja alusivo a qualquer coisa menos a uma "revanche" (que é o que diz o cartaz argentino).

Revanche do quê? A última partida entre Brasil e Argentina, antes da final da Copa das Confederações-2005, havia sido no dia 9 de junho, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias: Argentina 3x1 Brasil.

Em seguida, vemos os dois cartazes brasileiros respondendo com o resultado da partida das Confederações: Brasil 4x1 Argentina. Não é de se estranhar?...

Outra coisa com que devemos, no mínimo, ficar com "um pé atrás" é pelo fato de a propaganda argentina ser mostrada num cartaz colado na rua de modo muito rudimentar, ao passo que as peças brasileiras são virtuais.

a imagem que passam por e-mail, alegando que foi uma "resposta" aos argentinos.

Por fim, como ali se diz, a campanha argentina é de uma marca de preservativos - as brasileiras não tem vínculo com qualquer produto; logo, entendemos de que tipo de "revanche" se trata e que, sim, foi feita depois da partida vencida pelo Brasil.

a imagem original, provocando os argentinos em 2004.

Ah, claro: por que a primeira campanha brasileira, mostrada no e-mail, é escrita em espanhol? e por que existem duas campanhas brasileiras e uma argentina?

A resposta está aqui: quem clicar no link, poderá ver um blog com uma postagem de 26 DE ABRIL DE 2005, portanto, DOIS MESES ANTES da partida de Buenos Aires, e três meses antes da final das confederações. Inclusive, o placar citado na bandeira é Brasil 3x1 (placar da partida no Mineirão, no final de 2004).

Logo, a provocação não partiu dos argentinos... ou foram eles que fizeram o filme De Volta Para o futuro?

*falácia: um raciocínio errado com aparência de verdadeiro.

6 comentários:

  1. Revanche do que? De 90? Em 90 o Brasil jogou com o time reserva, sem Ronaldo...rsrsrsrs

    O panfleto argentino é na rua, os brasileiros são feitos de propósito, ou seja, "ficamos esperando um fio de cabelo deles pra devolver uma peruca de volta"

    Completamente tosco o tal brasil, depois de tomar um chocolate da França se agarram a torcer "pro Felipão" na copa, resultado, Portugal perdeu.

    Toscos.

    ResponderExcluir
  2. ¿Si encuentran un papel en el refrán de la calle que somos gays, nosotros somos? ¿Cualquier papel higiénico en la calle representa la opinión de una gente? ¿Lamentable esta actitud del Brasil, será revanche del extremo de los libertadores de este año?

    ResponderExcluir
  3. Reposta mentirosa, brasil racista! A imagem era brasileira! acharam um papel jogado na rua na argentina e resolveram "dar o troco" com a propria xenofobia...

    Isso fede! Que coisa feia!

    o brasil ja tinha aquilo pronto, sujeira!

    ResponderExcluir
  4. ¿Cuál es la acumulación del oportunismo, de la carencia del carácter, de la cobardía? Está allí en la sustancia, personal, la carencia del carácter de la gente brasileña, gente y tacaño racist, habían utilizado del chocolate que los demonios en ella en los eliminatory como excusa para motivarse en la despensa de las confederaciones (equipos mediocres, a propósito), nosotros juegan con las reservas de los equipos y perdemos, ellos habían utilizado de paradas de un artifice del nojento en ofenderlas una más vez. Esto es una vergüenza!

    ResponderExcluir
  5. tem mais é que responder, os argentinos mereceream começaram nos provocando! que história é essa de defender? ridículos!

    ResponderExcluir
  6. cláudio, burrice idiota TOLO! voce acha que os argentinos provocaron? nada mas errado, os brasileiros viven dela falta de respeito... veja as propagandas... IDIOTA!

    ResponderExcluir