terça-feira, 15 de setembro de 2009

Muito Além do Futebol... (10)


É só você assistir um pouco de TV ou ler algum jornal que, se houver alguma referência a argentinos, esta será pejorativa. De alguma maneira será pejorativa. É algo tão claro e tão comum, que muitas vezes as pessoas nem percebem (paradoxo?).

Um exemplo excelente (ou péssimo?) aconteceu na última segunda-feira, 14, quando o tenista argentino Juan Martín Del Potro sagrou-se campeão do Aberto dos Estados Unidos, um dos 4 campeonatos mais importantes do tênis mundial.

Na verdade, antes mesmo da partida, começou o festival de sempre, que é um misto de piadas e desprezo.

No programa Redação SporTv, canal cabo da Rede Globo, comentava-se sobre a final. A história começou quando o apresentador do programa falou que os argentinos "querem ver se pelo menos alguma coisa eles levam, porque no futebol...".

Alguém acrescentou: "é, no futebol tá essa draga (sic), no basquete estão perdendo sempre, o vôlei, nem existe mais, então só sobra o tênis". Pelo menos o apresentador aliviou, e falou: "no basquete tem perdido porque só leva o time D nessas competições, se levar o A, tem grandes chances, vai pra disputar título".

(Talvez o apresentador tenha se lembrado de que o basquete argentino foi campeão olímpico em 2004 e medalha de bronze em 2008, sendo que o basquete brasileiro sequer conseguiu disputar as últimas três (!) olimpíadas. E vale lembrar que Emanuel Ginóbili, que ganhou o prêmio de melhor jogador em 2004, foi campeão na NBA em 2003, 05 e 07, coisa que brasileiro nenhum jamais fez).

Então, começaram os leitores a enviar mensagens. Um deles escreveu: "Argentina só ganha libertadores e olhe lá". Outro: "Argentina é país do pólo e do rugby, e só". Um dos participantes comentou: "a infelicidade do del potro é que, por melhor que esteja, vai pegar na final o federer, deu azar". Nisso, outro ri: "no tênis, pega o Federer, no futebol, pegam o Brasil".

Percebe-se duas coisas: 1) descartou-se qualquer possibilidade de uma vitória de Del Potro; 2) menosprezou-se a importância do tênis no cenário mundial, não apenas pela comparação com o futebol.

Mas a "cereja do bolo", que é o motivo pelo qual demos o título a esse post, vem com o jornalista André Lofredo, um dos que mais realiza provocações em eventuais debates onde a Argentina é assunto: "pelo menos eles estão bem na política e economia (pausa). Ah, não tão não..." e riu.

Aí encerraram-se os comentários e mudou-se de assunto.

Pois bem, veio a partida e Del Potro venceu. De maneira épica. Reconhecida por todos e pelo próprio Federer, por muitos considerado o melhor tenista de todos os tempos.
Logo a seguir, já era possível ver comentários desprezando a conquista. Muitos leitores, através do twitter, seguiram na mesma linha "dane-se-o-resto-o-que-importa-é-que-no-futebol-somos-melhores-que-eles", como se o mundo que assistiu o jogo estivesse muito preocupado com a seleção brasileira de futebol.

Foi também essa a tônica de sites e blogs no Brasil (excetuando-se, claro, os especializados em tênis, que não se deixa(ra)m levar por tolas patriotadas, sabendo reconhecer a qualidade do tênis de Del Potro, individualmente, e da Argentina, como um todo): Juca Kfouri, por exemplo, reduziu a conquista de Juan Martin a um simples "Maradona irá convocá-lo para a seleção".

No dia seguinte, no mesmo Redação SporTv, algum leitor escreve ao programa dizendo que "apesar de Del Potro ser argentino, há de se admitir que jogou bem". O mesmo apresentador mencionado anteriormente diz que "sabe que os argentinos são bons e em vários esportes" mas que gosta de "apimentar a rivalidade".

(novo parênteses: em duas matérias de épocas distintas, uma de 2004 e outra de 2007 - clique nos anos para ler -, do portal UOL, comentou-se da verdadeira discrepância que existe tanto em termos de talento quanto de resultado entre os tênis argentino e brasileiro. E vale lembrar que, no Brasil, o segundo melhor tenista da última geração vitoriosa é o... argentino Fernando Meligeni).

Na Rede Globo, a tônica, em todas as matérias, foi a de "se no futebol eles estão mau, o tênis serve como consolo" e "na falta de Messi e Maradona, a Argentina busca novos ídolos". Esse tipo de menção levou hoje o jornal "Olé" a mandar um recado à imprensa brasileira.

Na matéria intitulada "O mundo fala dele" (El mundo habla de él), o diário argentino citou vários lugares do planeta onde houve repercussão da vitória de Del Potro: "começando por Tandil -terra do campeão-, passando por Estados Unidos -onde conquistou o título-, Suíça -onde perderam-, Espanha -terra de Nadal- e Brasil. Neste último, não se esquecem do futebol, mas agora é o momento da raquete. É a era de Delpo".

Lendo até o final, o jornal reproduz uma citação de "O Globo": "Quando a equipe de futebol está decepcionando, há que se procurar outras estrelas do esporte", diz a publicação carioca. O Olé conclui dizendo: "Não perdoam uma. Mas a inveja é evidente. Delpo é argentino". Perfeito. E não sabemos se é somente inveja que explica esse tipo de desprezo.

Sinceramente, vendo o que diz a Globo, eu prefiro ficar com Gustavo Kuerten: "Ter um sul-americano campeão é algo interessante. Eu conheço o Del Potro desde pequeno e sei que ele é um tenista muito dedicado. Fiquei muito feliz com o resultado, apesar da admiração que eu tenho pelo Federer. Para o tênis esse resultado é muito bom, o confronto em quadra com resultados surpreendentes é sempre muito estimulante."

Eis um brasileiro que sabe respeitar e reconhecer o talento dos argentinos. Talvez porque conheça o assunto.

2 comentários:

  1. NUM PAÍS DE SARNEY, GALVÃO,BARBALHO,JORNALISTAS
    POBRES(DE ESPÍRITO) E DE CANALHEIROS, NÃO SE PODIA ESPERAR OUTRA COISA.
    FUTEBOL É DE MASSA(NÃO O CORREDOR)TÊNIS É DE APRECIADORES DE UM ESPORTE INDIVIDUAL MAS QUE CONGREGA MULTIDÕES. PARABÉNS PELO TEXTO.AH, EM TEMPO: NÓS FOMOS COLONIZADOS POR BANDIDOS,DEGREDOS,PROSTITUTAS LÁ DE PORTUGAL E OS ARGENTINOS,POR EUROPEUS DE 1ª.

    ResponderExcluir
  2. Pergunto, onde está o tênis brasileiro? Alguém vai dizer "no futebol de salão, onde o brazí é melhor..."

    Se fosse por piadinhas, os brazileiros ganahvam de 10 x 0.

    Me refiro ao espote tênis, onde de está o brazí? A matéria maravilhosa, as pessoas não percebem mesmo, por conveniência.

    O interessante é que a seleção amarela ganhou apenas um jogo de eliminatória de Copa, e se classificou, um clássico, ok!

    Esse jogo é verdade absoluta no confronto? Eu gostaria de entender...

    Brasileiros, aprendam de uma vez por todas: A Argentina é boa em várias modalidades, não se prende apenas ao futebolzinho, entende?

    Estou com o Guga também, quanta diferença hein, de um campeão pra uma nação de pessoas recalcadas ao futebol...

    Deveriam aprender um pouco com ele, que é um dos maiores esportistas do mundo em todos os tempos, mas preferem elogiar o Lúcio na zaga.

    O título diz tudo, "muito alem de futebol", na verdade o brazí é amarrado no futebol, até entendo, deve ser difícil criar um mito, e depois ter que ficar afirmando esse mito diriamente...

    ResponderExcluir