terça-feira, 23 de março de 2010

Duetos (15)


O jogador Luiz Alberto, ex-Fluminense, já estreou e tem feito sucesso com a camisa do Club Atletico Boca Juniors, de Buenos Aires.

Tão logo da sua estreia, ele deu uma entrevista ao Olé, e afirmou: "Mis compañeros son buenas personas y me han tratado muy bien. Cada día hablo con uno y con otro, (...) Es importante que donde uno trabaja todos estén bien y que estés a gusto con tus compañeros".

Não é preciso ser falante de língua espanhola para entender o teor da resposta.

Luiz Alberto é o 24º jogador brasileiro a atuar pela equipe argentina. Antes dele, um dos maiores nomes foi Domingos da Guia, que participou de uma das fases mais fantásticas da história do clube portenho.

E qual a semelhança entre Domingos da Guia e Luiz Alberto, além de ambos jogarem no setor defensivo e serem aclamados pela torcida do clube? São negros.

No último dia 5, uma semana após seu debut, Luiz Alberto deu a seguinte entrevista ao site GloboEsporte.com. Nela, ele fala de sua adaptação ao clube, da diferença entre os estilos de futebol, mas também dá seu recado na questão mais polêmica de todas: o preconceito racial.

//

Conte um pouco da sua estreia (diante do Estudiantes - 1 x 1), a torcida gostou de você logo de cara?

Sim, eles gritaram muito o meu nome. Até me surpreendi, pois estava há dois meses sem jogar, treinei apenas duas semanas e fui bem. O carinho do torcedor foi muito gostoso, me deu mais força para me empenhar mais. Aqui é assim, o jogo não para, é tudo muito intenso.
Quando o Baiano (lateral-direito) esteve no Boca, falou que sofreu episódios de racismo. Você viu algo assim por ai?

Nada. O torcedor e as pessoas nas ruas são receptivas. E quando sabem que sou brasileiro, ficam ainda mais. O argentino tem muita admiração pelo Brasil. A rivalidade é dentro do futebol, fora dele, há muito respeito.

Um comentário:

  1. Está me parecendo um "novo" caso Baiano, espero que Luiz demonstre caráter.

    ResponderExcluir