terça-feira, 9 de março de 2010

Isso é Jornalismo? (17)


O portal Terra já foi citado em nosso blog anteriormente por três vezes: a primeira, de modo positivo, as outras duas, negativo. E parece que a tendência, infelizmente, é seguir com esse último tom.

Na última quinta-feira o site deu destaque, na primeira página, a uma suposta ex-amante do atual técnico e ex-capitão da seleção argentina, Diego Armando Maradona: Analia Sarques, argentina. Assusta o nível rasteiro que a matéria assume. A chamada é: “Modelo afirma que Maradona deixou a desejar na cama”.

É sabido que vivemos num país extremamente machista, onde a questão “quantidade” e “propaganda” feminina é o grande alvo da maior parcela masculina. Desse modo, quando alguém (?) diz que “Maradona não era bom de cama” é uma espécie de trunfo – inda que não haja qualquer duelo ou disputa.

E não para por aí: o autor do texto usa de termos pejorativos ao comandante da seleção argentina, como “o hoje gorducho Diego Maradona”. Isso é uma linguagem que pode ser utilizada em bares, em conversas informais. Nunca em um texto jornalístico.

Apesar do claro objetivo de denegrir Maradona, é a própria matéria que põe à prova a validade do depoimento da garota a cada frase: segundo Sarques, Diego foi “o grande amor da minha vida (...). Foi muito intenso”, mas “sexualmente ele deixou a desejar”.

Ela ainda diz que “foram quase quatro meses de um tempo muito bom, que guardarei com carinho”. E o que pretende fazer com essas supostas lembranças? Afirma que irá lançar um livro “em breve”.

Muitas contradições.

Contudo, talvez o pior da matéria seja a qualidade das fotos que foram publicadas: na principal delas, temos Sarques quase nua segurando uma bandeira do Brasil. Um tremendo desrespeito. Tudo, é claro, endossado pelo editorial: “além de exibir o belo corpo de modelo, [Analia] mostra a paixão que teve pelo Brasil, que a recebeu tão bem”.

Conhecem a frase “se não pode vencer seu inimigo, junte-se a ele”? Pois parece que o portal Terra levou-a às últimas consequências: deu voz a um integrante do povo argentino com o único intuito de difamar o grande ídolo deles.

É de se registrar, aliás, que o Terra foi o único site brasileiro de grande porte a “dar ouvidos” a Analia Sarques. É o que mostra qualquer pesquisa no Google.

Um comentário: