quinta-feira, 18 de março de 2010

Isso é Jornalismo? (18)

Realmente, não tem como entender.

O video a seguir faz parte da edição de 17/03/2010 do Globo Esporte. Antes da chamada para a exibição, a apresentadora disse: "Em tempo de Copa do Mundo, até mesmo quem não se importa com futebol fica interessado. E muitas mulheres estão dando opiniões um tanto 'femininas'" (ela enfatiza o termo).

Há dois pontos (negativos) principais a se destacar:

1) será que as mulheres se sentem bem representadas pelas opiniões mostradas? você, leitorA, realmente reduz o esporte a isso? é somente esse o seu interesse na Copa do Mundo? Não achas que isso contribui para aumentar preconceitos do tipo "mulher não entende nada de futebol"?

2) não questionamos, aqui, a ausência de semelhantes "exemplos de beleza" brasileiros, nem a ausência de prováveis "galãs" (?) argentinos; mas, sim, a pergunta que fica é: por que escolher um jogador argentino somente para ridicularizá-lo, em comparação aos outros?

É esse tipo de matéria (?) que coloca em xeque a qualidade do jornalismo produzido pela famosa emissora: totalmente despropositado, infundado e... "só pra zoar com a Argentina".

Um comentário:

  1. Eu, como mulher que gosta de futebol, não me sinto nem um pouco representada por isso. Acho que a última coisa que me atrai numa partida de futebol é se fulano ou beltrano é bonito ou não. O problema da Globo é querer sempre fazer esse tipo de jornalismo cheio de piadinhas pra atrair o povão. Se era pra atrair o público feminino, fail pra vocês, Globo.

    ResponderExcluir