quarta-feira, 28 de abril de 2010

Raça X Nacionalidade (22)


Ao ver a foto que postaremos abaixo, primeiramente pensamos num post para a série "Duetos", pois o zagueiro Betão foi o melhor amigo de Carlos Tevez em sua passagem pelo Brasil. Mas, diante dos últimos fatos envolvendo Manoel, do Atlético Paranaense, e Danilo, do Palmeiras, fazem com que seja esse mais um post relacionado ao racismo.



Ao longo desses 10 meses de blog, temos feitodiversas abordagens quanto ao espinhoso tema, e cremos já ter deixado bem clara a nossa posição.

Goste-se ou não, considere-se demagógica ou não, útil ou não, o nosso objetivo é muito simples: derrubar certos mitos - negativos - criados em torno de não apenas atletas futebolísticos mas de toda a população argentina.

Aliás, uma das mais interessantes definições que já li sobre a questão "futebol-rivalidade-preconceito" de Brasil e Argentina foi a seguinte: "Os argentinos identificam elementos do povo e da cultura no futebol brasileiro: samba e alegria; já os brasileiros transferem elementos de alguns jogadores argentinos para todo o povo: dramatização e arrogância".

Desse modo, é muito bom mostrar que um brasileiro/negro e um argentino estiveram juntos vestindo a camisa "Corinthians Sem Racismo", justamente na semana seguinte do caso Grafite onde, mais uma vez, tentou-se imputar características de uma pessoa a toda uma população.
Acontece que o exemplo de Tevez e Betão é pouco ou nada lembrado; o de Desábato e Grafite, tornou-se uma verdade absoluta.

Um comentário: