terça-feira, 27 de abril de 2010

Isso é Jornalismo! (20)


Às vezes a Rede Globo de Televisão acerta, e não há porquê não mencionarmos isso. Um exemplo muito positivo por parte da emissora aconteceu na última sexta-feira, durante o Jornal Hoje.

Primeiramente, a emissora exibiu uma reportagem (que você verá a seguir), e depois promoveu um bate-papo com o autor da matéria, Carlos de Lannoy.

Já no video, que é um interessante panorama da vida em Buenos Aires, houve uma clara distinção entre futebol e dia-a-dia, e o jornalista afirmou que "os brasileiros são muito bem recebidos" por lá.

Mazelas e qualidades foram igualmente focadas, o que nos leva a perguntar: por que o editorial da emissora não é sempre assim?

Na conversa com os espectadores (é possível ver três exemplos clicando na imagem acima), as pessoas deviam enviar perguntas ao convidado e uma moderadora lia as mesmas para o jornalista, que dava sua resposta - por telefone. Em seguida, um resumo de questão e afirmação eram mostradas no painel.

Uma pergunta que chamou atenção foi sobre a música, coisa que já comentamos aqui e aqui. Mais uma demonstração de como a falta de conhecimento é a contribuição maior para o preconceito.

Mas aquela que, claro, não poderia faltar, foi a sobre a visão do Brasil e dos brasileiros pelos argentinos.

Lannoy respondeu da seguinte maneira: "olha, por aqui eles gostam muito dos brasileiros; eles têm bastante familiaridade com o nosso país, gostam das praias, da cultura, e somos muito bem recebidos. Logicamente, há alguns casos de discriminação, mas eles são bastante específicos, e não correspondem ao valor geral, que é muito positivo".

2 comentários:

  1. O problema é que mesmo assim, ainda é pouco, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Tendo a concordar com o Pedro mas vejo com bons olhos a qualidade de repórter o que para mim faz toda a diferença. Aliás, a Globonews conta com o Ariel Palácios que deveria ter suas colunas também divulgadas na TV aberta. São esse tipo de profissionais com "P" maiúsculo que precisamos não apenas no noticiário referente à Argentina mas no jornalismo como um todo. Valeu, Marcel!!!

    ResponderExcluir