quarta-feira, 12 de maio de 2010

Propagandas (25)


Ontem, tivemos a convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo. E, dentre ausências e presenças, o que mais chamou a atenção na coletiva foram as respostas do treinador Dunga - e do auxiliar Jorginho.

Em determinado momento, ambos mostraram certa irritação com as perguntas da imprensa, e chamaram a atenção da torcida para aquilo que consideram "patriotismo".

Dunga falou em "resgate da vontade de jogar pelo país", e pediu para que os torcedores "mesmo que não gostem de mim, gostem de sua pátria, da seleção". Mas Jorginho foi mais longe...

Num dado momento, o lateral-direito campeão mundial em 1994 afirmou: "Isso é seleção brasileira, é nossa pátria. Gostei daquele comercial de sandália... em que o Lázaro Ramos diz: 'Não fala do Brasil'. Ainda mais porque o cara era argentino".

É o velho discurso inflamado, em que se percebem duas coisas: a arcaica associação de futebol com pátria, e a estranha e desnecessária perseguição aos argentinos.

O comercial mencionado por Jorginho é aquele que postamos lá no início de nosso blog, em julho do ano passado. Colocaremos aqui um outro, feito na Argentina para a próxima Copa, que é o extremo oposto do citado pelo ex-jogador.

Essa peça publicitária também tem argentinos, e também apresenta "estrangeiros" falando do que se entende por "nosso" país. Mas, claro, é muito diferente...


Caro Jorginho, isso sim é um exemplo de torcida... E obviamente não estamos falando de 'melhor' ou 'pior'.

Um comentário:

  1. Patriotismo pra mim não se resume a seleção de futebol, muito menos a Jorginhos, Dungas e Kakás da vida. Tenho certeza que pra muita gente também não.

    Exercício de patriotismo: Preocupem-se no que farão nas urnas em outubro, muito mais importante para o país, não?

    Ah, claro, quem é Jorginho pra convocar movimento desse tamanho?! Muito boa matéria, é isso mesmo, como sempre eles instigando.

    ResponderExcluir